Coluna do blog



 Aprender lá fora
Andar pela aí, olhando só pra prédios e museus e monumentos, e pratos e bebidas, talvez não seja o melhor das viagens. É preciso conhecer pessoas, porque são pessoas que fazem o mundo. Em Lisboa, semana passada, fui aos cantos e recantos onde as andorinhas do saber cochilam e pensam. Foi numa dessas caminhadas que se me apresentaram Nuno Saraiva, editorialista do Diário de Notícias que andava trabalhando sobre se o momento é de pessimismo ou de alta periculosidade. É dele:  “Pessimismo”.O mundo está perigoso. Por via democrática, isto é, através do voto popular, temos assistido nos últimos tempos à ascensão de personagens políticas de perfil tenebroso. Nas Filipinas, por exemplo, o novo presidente eleito é um Populista de meter medo, como todos os populistas, sejam eles de esquerda ou de direita. Propõe-se reintroduzir a pena de morte abolida há dez anos e enforcar "duas vezes" os condenados até que "a cabeça se separe do corpo". E é um adepto ferrenho da justiça popular e do atirar primeiro e perguntar depois. Nos Estados Unidos, Donald Trump e o seu discurso misógino e xenófobo está na pole position para assegurar a nomeação republicana às presidenciais americanas e, dizem as sondagens, ameaça chegar à Casa Branca prometendo, entre outras coisas, acabar com o controlo de armas e deportar os imigrantes. Na Europa, os austríacos deram a vitória à primeira volta das presidenciais ao candidato da extrema-direita que, sem qualquer pejo, faz afirmações racistas e assume um discurso que raia o nacional-socialismo alemão de outros tempos. Em França, Marine le Pen e as suas posições atentatórias do mais elementar humanismo são cada vez mais populares. Pelo caminho, figuras como o húngaro Viktor Orbán e outros responsáveis políticos europeus têm investido em derivas ideológicas ameaçadoras da dignidade humana e de liberdades elementares que põem em causa os mais básicos valores europeus como a solidariedade e a tolerância. Estes são apenas alguns exemplos. E nada disto é surpreendente. Os povos europeus, como os do resto do mundo, sentem-se desiludidos e descrentes com o presente que o destino lhes reservou. As economias estão anêmicas, o desemprego é elevado e as oportunidades são escassas, e os políticos desbarataram todo o seu capital de credibilidade com promessas vãs de amanhãs que cantam e contradições absolutas entre aquilo que se diz e aquilo que se faz. Este caldo é terreno fértil para os demagogos e os inimigos da liberdade e da civilização. Portugal ainda é, apesar de tudo, um oásis neste mundo perigoso. Mas não tenhamos ilusões, o sucessivo déficit de participação eleitoral é sintoma de um país entorpecido e alheado à espera de um qualquer D. Sebastião vindo da bruma. Sabemos, pelas lições da história, que não há nada pior para as democracias do que o sebastianismo messiânico. E de duas, uma: ou acordamos todos ou, um dia destes, entramos num pesadelo sem saída. Não é pessimismo, é realismo”. Tava falando de quem mesmo?

A frase: “A vida é uma peça de teatro que não admite ensaio.” Coisas de Chaplim.


Pé na estrada (Nota da foto)
“Viagens vão muito além da aprendizagem de línguas e culturas diferentes - passam pelo que se absorve quando se tem a oportunidade de viajar e ter experiências diferentes, de sair da zona de conforto e aprender a lidar com realidades distintas, de estabelecer contactos e ganhar elasticidade que garanta maior facilidade em encontrar formas novas de solucionar problemas”.

Cultura
Disse de público e repito por escrito: se acabarem todos os Ministérios e deixarem só o da Cultura, o Brasil toma um rumo da coisa certa, direita, inteligente, racional. Com cultura ter-se-á saúde, educação, moradia, respeito e, quem sabe, até vergonha na cara.

Quem espera...
Faz um tempão que nosso Luiz Gerardo Pontes Brígido, então presidente do TJCe, meteu o dedo na ferida dessa coisa horrível de vender sentença. Hoje respingou em advogados. Quando molhará as togas só Deus sabe.

Dificuldades
A OABCe estaria com um pepino nas mãos a partir da nominação de outros advogados enrolados com a compra e venda de sentenças no TJ do Estado. É que teria nome muito próximo à cúpula da casa o que estaria dando um baita mal estar no frigir dos ovos.

Ded  line
Termina nesta quarta-feira (25) o prazo para que candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) paguem a taxa de R$ 68 para garantir a participação nas provas. As inscrições foram encerradas as 23h59 dessa sexta-feira (20).

Devagar e sempre
Foi um processo estudado meticulosamente pra não ferir susceptibilidades brasileiras, se é que ainda temos alguma. Finalmente a TAM sumiu e virou LATAN, com a voadora chilena assumindo tudo. Imagino Comandante Rolim revirando no túmulo.

Bom coração
Na avaliação é do deputado federal Raimundo Gomes de Matos , tucano de bom bico,
o resgate da credibilidade da Petrobras é imprescindível para o Brasil voltar a atrair investidores internacionais. E mais: crê que esse governo conseguirá essa façanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário