Eita!

Dilma na ONU: Povo brasileiro saberá impedir retrocesso

 Em seu discurso na sede das Nações Unidas, em Nova York, onde participa da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris sobre Mudança Climática, a presidenta Dilma Rousseff fez uma rápida e firme menção à situação política de seu país. Depois de classificar como “grave” o momento pelo qual passa o Brasil, ela afirmou que a sociedade brasileira saberá impedir retrocessos. E encerrou sua fala agradecendo aos líderes que expressaram solidariedade.


   
 "Não posso terminar meu discurso sem falar sobre a grave crise que vive o Brasil", disse a presidenta, em seu pronunciamento de 5 minutos e 40 segundos. “O Brasil é um grande país, com uma sociedade que soube vencer o autoritarismo e construir uma punjante democracia. Nosso povo é um povo trabalhador e com grande apreço pela liberdade. Saberá, não tenho dúvidas, impedir qualquer retrocesso. Sou grata a todos os líderes que expressaram a mim sua solidariedade”, completou. 

A fala serviu para chamar a atenção do mundo para a crise política brasileira e despertar ainda mais o interesse da mídia estrangeira em relação à denúncia do golpe em marcha no país. A expectativa é de que a presidenta conceda uma entrevista coletiva a veículos de comunicação internacionais, na qual poderá falar mais com maior liberdade sobre a situação do Brasil.

Dilma dedicou a maior parte de seu discurso para elogiar os esforços mundiais na construção do Acordo de Paris - uma série de ações para combater o aquecimento global - e para expressar o comprometimento de seu governo com tais medidas. A presidenta classificou o acordo como uma "histórica conquista da humanidade". As mudanças, segundo ela, farão com que o mundo se torne mais sustentável.

No pronunciamento, a presidenta reafirmou a disposição de lutar pelo fim do desmatamento na Amazônia e defendeu uma política de reflorestamento no país. Ela ainda saudou a iniciativa do governo francês, que, no ano passado, sediou o evento onde o acordo foi construído. E ressaltou os esforços do Brasil para a construção de consensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário