Coluna do blog

Deseducação e desinteligência
Faz quatro anos que o Ministério da Educação concedeu quatro Campi avançados da Universidade Federal do Cariri. Barbalha, funcionando, Brejo Santo, funcionando, Crato, funcionando e Icó, este grávido de sacanagens e cavilações. No convênio do MEC com a Prefeitura do Icó a contra partida do município é só o chão. O resto a Universidade Federal do Cariri faz. Indigente cultural e pobre de educação, o Prefeito não liga a mínima pro assunto e jamais deu um passo pra resolver o problema. O terreno, entretanto, apareceu quando Neto Nunes, ex-deputado estadual, foi ao DNOCS tentar uma ponta de terra pra abrigar o Campi. O DNOCS disse que sim e que podia tocar o barco. Mas a Prefeitura, com zica e microcefalia educacional não moveu uma palha. Mais que depressa o canelau invadiu o terreno e a coisa virou caso de polícia. São quatro anos de espera por famílias inteiras da região, com eixo central em Icó. Esta semana o pepino que poderia ser revolvido com meia hora de boa vontade e entendimento do que vem a ser uma Universidade Federal numa cidade, foi ao meio fio. Jesualdo Farias, cearense Secretário Especial de Ensino Superior do Ministério da Educação chamou os verdadeiros interessados a Brasilia. É que, tudo começou quando Jesualdo era Reitor da UFC. Mas ensina a vida que tudo demais envenena e a boa vontade de Jesualdo marcou data pra explodir. Se até o dia 31 de março próximo vindouro a Prefeitura não resolver o problema do terreno, o Campi vai para outra cidade. A deputada estadual Laís Nunes, o deputado federal Domingos Neto, o ex-deputado Neto Nunes, o diretor de produção do DNOCS, Engo.Kildere, a Reitora da Universidade Federal do Cariri, Suely Chacon, o vice-Reitor Ricardo Maurício e mais dois professores do que seria o Campi, sentaram com Jesualdo, esta semana no MEC e dele ouviram que foram vãs as tantas tentativas que fez junto ao Prefeito para legalizar o terreno. A mesma coisa disse a Reitora Suely Chacon. Mas não foram atendidos. Um vereador inventou que resolveu com um Senador. Tudo léria. A verdade então é que se não se resolver até 31 de março morre o boi e quem o tange. Abril e maio é quando o MEC bota dinheiro pras Universidades e a Secretaria Especial de Ensino Superior não tem como nem onde botar dinheiro para o Campi do Icó. Com todo respeito, aí morreu Maria Preá.

A frase: “Mais depressa se pega um mentiroso que um coxo”. Dito popular.

Briga boa (Nota da foto)
A Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a pedido da Seccional do Ceará, promoveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI para contestar a constitucionalidade da Lei Estadual 15.834, 27 de julho de 2015, que regulamento a cobrança de custas, sob o argumento de que os valores eram exorbitantes, feriam a capacidade contributiva do cidadão, a isonomia e o princípio do acesso à justiça.

Uma história
O cidadão José Maria Melo, filho e morador de Itapajé, recém morto, construiu pelo menos 60% do que seria uma escola para dar ao prédio o nome de sua mulher.

Doação
Quando soube que a Universidade Federal do Ceará se instalaria na cidade, doou o prédio e o terreno, onde havia gasto alguns milhões de reais para a instituição.

Boa vontade
Com auxílio da bancada do Ceará em Brasilia, o deputado federal Danilo Forte alocou recursos no orçamento do MEC para conclusão e instalação do Campus.Assim, sim!

Será?
Ninguém acredita que o Governo do Estado dê a terceiros aeroportos como os de Jijoca,Aracati, São Benedito e Crateús.Se for é burrice,que nem quando deram a Coelce.

Debandada
Sérgio Aguiar, primeiro secretário da Assembleia do Ceará pega o boné e larga do PROS rumo ao PDT.

É o fim
Com a ida de Sérgio na janela de transferências o PROS fecha as portas no Legislativo cearense.

Motivos quais?
Perguntem ao dono do PROS no interior de São Paulo ou peça legenda lá pra ver com quantos paus se faz uma jangada.
CurtirComentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário