Bom dia

UFC recebe comitiva sueca e inaugura convênio com instituições de Estocolmo

A Universidade Federal do Ceará estabeleceu convênio de cooperação técnica com a Universidade de Estocolmo e o Centro de Resiliência de Estocolmo, na Suécia, com o objetivo de desenvolver pesquisas conjuntas em meio ambiente, agroecologia, arquitetura e urbanismo sustentáveis, resiliência urbana e áreas afins.

De domingo (24) até a próxima quarta-feira (27), a UFC recebe três representantes de instituições suecas para dar início a uma agenda de atividades de inauguração da parceria. Uma das propostas é a criação de um Centro de Inovação Tecnológica e Urbanismo Sustentável (CITRUS) nas dependências da UFC.

Virão a Fortaleza as professoras Maria Schewenius e Sarah Borgstrom, ambas da Universidade de Estocolmo, e o Prof. Adalberto Alencar, da U&WE – Consultoria-Suécia. No domingo (24), eles se reúnem com o Prof. Jeovah Meireles, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC. No dia seguinte, haverá encontros com o coordenador de Projetos Especiais da UFC, Prof. Osmar de Sá Ponte, e com o coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, Prof. Romeu Duarte.

Na terça-feira (26), é o Reitor Henry Campos quem recebe a comitiva, que fará também uma série de visitas a áreas ambientais de Fortaleza, como os parques do Cocó e da Sabiaguaba, e ao Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) do bairro Jangurussu. Na quinta-feira (28), a comitiva sueca seguirá para Brasília, onde terá encontro com autoridades da área de meio ambiente do Governo Federal, para tratar da parceria com a UFC.

A COOPERAÇÃO – O convênio com as entidades suecas foi assinado oficialmente em outubro de 2015 e tem previsão inicial de duração de três anos, podendo ser prorrogado. O principal objetivo da parceria é a criação do CITRUS, que permitirá a troca de tecnologias e pesquisas, além do intercâmbio de professores e alunos das três instituições.

A cooperação prevê a realização de seminários e outros eventos acadêmicos de interesse comum, aulas práticas, visitas de longa duração de professores e alunos na UFC e na Suécia, intercâmbio de publicações e programas institucionais e culturais.

Os trabalhos com pesquisa e educação colaborativas terão ênfase nos seguintes temas: biodiversidade urbana e sistemas ambientais, ferramentas e métodos para apoiar e implementar infraestrutura "verde e azul", urbanização e impactos em sistemas socioecológicos e resiliência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário