Press release do Sindicato dos Médicos do Ceará

Hospital de Messejana suspende recebimento de crianças e mãe desabafa em carta emocionante 
Na última sexta-feira (18), memorando circular assinado pela Diretora do Hospital de Messejana, Filadélfia Passos Rodrigues Martins, informou a setores da unidade como o Serviço de Arquivo Médico (SAME), a UTI Pediátrica e a Pediatria que, daquela referida data até o dia 31 de março de 2016, o hospital está impossibilitado de receber crianças oriundas de outros Estados que fazem seus Tratamentos Fora do Domicílio (TFD) de suas origens, conforme política nacional (CNRAC).
No documento, alega-se a necessidade de redução dos gastos públicos e tal medida, segundo o texto, irá contribuir com a contenção de despesas diante das dificuldades financeiras enfrentadas pela Administração Pública do Estado e, principalmente, os serviços de Saúde Pública.
Nesta segunda-feira (21), ao saber da informação, Tatiana Sarquis Tavares, mãe do garoto L.R.P., de apenas 5 anos, que já realizou cinco cirurgias cardíacas e precisou dos serviços do Hospital de Messejana, fez um desabafo emocionado através de carta em redes sociais:
"Meus amigos,
É com muito pesar, revolta e sentimento de impotência que repasso essa carta [memorando] enviada aos chefes e coordenadores do Hospital do Coração de Messejana. Como chegou a mim, pouquíssimo importa.
Em outras palavras, esse é o atestado de óbito, escrito com o sangue dos nossos filhos. Crianças do INTERIOR DO ESTADO estão à deriva da morte, pois conforme a política nacional (CNRAC), estão fazendo Tratamentos Fora do Domicílio (TFD). Salvo engano, nos meus anos de direito, Saúde ainda era um DIREITO CONSTITUCIONAL, cláusula pétrea da Constituição Federal.
Como podem rejeitar pacientes assim?
(Des)Governantes do Estado, vocês são assassinos. Vocês e todos que compactuam com essa ação. Sintam-se culpados e atormentados por todas as crianças que serão mandadas porta a fora, largadas à própria sorte da vida, pois eu tenho plena convicção de que esse comunicado não chegou à população. Mas no que depender de mim, chegará.
Mães, rezem, dobrem os joelhos no chão, se apeguem aos santos, a toda convicção da sua religião, pois até dia 31 DE MARÇO DE 2016, vocês do Interior, estão desabrigados, desamparados e entregues tão somente à misericórdia de Deus.
Meu coração pesa, sangra e se parte com tamanha revolta.
Compartilhem. Passem pra frente. Não se calem. Não deixem que esses Governantes tomem posse da vida dos nossos bebês.
Que Deus tenha misericórdia, compaixão e piedade das nossas crianças cardiopatas.
Eleição vem aí! Não fiquem calados de braços cruzados.
Tatiana Sarquis M. A. Tavares
Fortaleza, Ceará.
Mãe do L.R.P., 5 cirurgias cardíacas, e contando."
Em anexo, confira o que diz o memorando.
Mais informações: Tatiana Sarquis (85) 98697.5826
_________________________
Atenciosamente,
Assessora de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará
Rosanna Amazonas
Jornalista MTB 1646/CE
Radialista DRT 3978/CE

Tel.: (85) 3261.4788 / (85) 98221.6680
Email: comunicacao@sindmedce.org.br ou
 rosamazonas@gmail.com
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Penso eu - A presidente do Sindicato dos Médicos continua sendo aquela senhora que permitiu as fotos do hospital de ROndonia dizendo que era o IJF?

Nenhum comentário:

Postar um comentário