Bom dia

AS DANAÇÕES DO VEVEU

Prefeitura de Sobral forma primeira turma alfabetizada em Libras


A Prefeitura de Sobral realizou, na última quinta-feira (17), a formatura da primeira turma alfabetizada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Realizada na Escola José da Matta e Silva, a solenidade contou com a participação dos 12 formandos, familiares e educadores. 

Os alunos surdos foram ensinados por professores bilíngues, proficientes em libras e português. No contra turno da sala de aula regular, os estudantes tinham aulas de Libras, Português, Matemática, Informática e Educação física. Além de participarem ativamente de eventos e passeios sociais.

Para garantir a inclusão e educação de qualidade para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Sobral, o projeto de alfabetização em Libras foi iniciado em 2012. “O objetivo é facilitar o ensino aprendizagem, pois a compreensão da primeira língua (a Libras) torna possível a alfabetização e letramento da segunda língua, o português. Além disso, estamos garantindo acessibilidade e a inclusão aconteça na escola”, explicou a gerente da Educação Especial, Silvia Frota.

Os alunos formados em libras são: Ana Júlia Aguiar Rodrigues, Antônia Andrine Ferreira da Costa, Davi Sousa Meneses, Diego Araújo de Sousa, Francisca Vitória Oliveira de Sousa, Francisco Douglas da Silva Coelho, Isaac Lima de Sousa, José Wellington Lima Silva, Kaylane Vasconcelos Pinto, Luciana Bernadino Silva, Luís Gustavo de Maria Nascimento e Renan da Silva Melo.



Também participaram do evento os alunos cegos, que estão aprendendo a ler em Braille e ter habilidade de locomoção independente com o uso da bengala. Desenvolvido pela Associação Morcegos em Ação, em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral, o objetivo é alfabetizar alunos cegos de toda Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário