Do boletim do governo

Secretaria da Segurança inicia Operação Centro Seguro

SSPDS reforça policiamento com “Operação Centro Seguro” 3A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deu início, nesta sexta-feira (27), à Operação Centro Seguro, em Fortaleza. O reforço policial, no perímetro central da cidade e imediações, pertencentes à Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), se estenderá até o próximo dia cinco de janeiro.
Um efetivo diário de 332 agentes, divididos entre a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria de Inteligência e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, além de policiais civis, militares e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), estará envolvido na ofensiva. Também estão dando apoio os parceiros da Guarda Municipal de Fortaleza.
O objetivo da operação é coibir a criminalidade de forma integrada no Centro, que recebem um aumento no fluxo de pessoas por conta das vendas de fim de ano. “A nossa intenção é garantir a segurança dos trabalhadores e comerciantes, bem como da população em geral, que vai ao Centro da cidade no final do ano fazer compras”, explica o Secretário Adjunto da SSPDS, Lauro Prado.
As ações se estenderão, ainda, para os deslocamentos das pessoas que se utilizam do transporte público coletivo. “Garantir a segurança não só dos compradores, mas também dos turistas que movimentam o Centro neste período é uma das nossas prioridades”, ressalta o titular da Copol, Delegado Fernando Menezes.
Polícia Militar
O efetivo diário de 235 policiais militares trabalhará com ações ostensivas, prevenindo e reprimindo delitos, através de ações coordenadas, combinando diversas modalidades de policiamento – a pé, montado, patrulhas móveis e de bicicleta, que devem contemplar todo o Centro da cidade e entorno. As praças da Estação, do Ferreira, José de Alencar, dos Leões, Passeio Público e o Parque das Crianças também ganharão reforço policial, além dos principais cruzamentos da área.
Polícia Civil
O atendimento da Polícia Civil ficará a cargo do 34.º Distrito Policial (Centro) – localizado na Rua Princesa Isabel, 1239 –, com atendimento 24 horas, além da Central de Registro de Ocorrências que funciona no térreo da sede da Superintendência da Polícia Civil – localizado à Rua do Rosário, 199, Centro –, funcionando das oito às 17 horas, de segunda a sábado, apenas para o registro de boletins de ocorrências (B.O). As Delegacias Proteção ao Turista (Deprotur) e da Criança e do Adolescente (DCA) também realizarão procedimentos.
Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) realizarão incursões diárias para localizar pessoas procuradas pela justiça, efetuar prisões em flagrante delito e coibir de forma especializada possíveis crimes. No total, a Polícia Civil contará com o efetivo diário de 74 policiais e sete viaturas que atuarão diretamente na operação.
Corpo de Bombeiros
Quinze bombeiros farão, diariamente, uso de uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), que ficará disponível no Centro durante o dia e, à noite, por ocasião do Ceará Natal de Luz que será realizado na Praça do Ferreira e no Parque das Crianças; e de uma ambulância do Grupamento de Socorro e Urgência (GSU).
As ações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) prevêem, ainda, vistorias educativas junto às edificações do Centro, por meio da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT). Eles prestarão orientações com relação a medidas de segurança, preventivas, de combate a incêndio e pânico.
Em caso de ocorrências, a Polícia deve ser acionada pelo 190, número da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Nenhum comentário:

Postar um comentário