Deu no eliomar.com e no Eliomar eu acredito


A politicagem e a dor do cearense

Em artigo enviado ao Blog, por meio de comentário, a estudante de Enfermagem, Joana D’Arc, avalia a postura da presidente do Sindicato dos Médicos, com relação ao programa Mais Médicos. Confira:
A crise política no Brasil tem feito surgir diversos movimentos interessantes e de grande relevância para o amadurecimento da democracia brasileira. Se, por um lado, atitudes como as do Ministério Público e também da Polícia Federal têm sido louváveis, por outro, surgem figuras que fazem uso de instituições com forte cheiro de trampolim politiqueiro.
No Ceará, um caso nesse sentido é o da médica Mayra Isabel Correia Pinheiro, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado. A cada dia vemos mais e mais a presença dela em ações midiáticas, usando a dor de milhares de cearenses que também sofrem com a sistêmica crise nacional da saúde.
É válido lembrar que não percebemos muito a presença da doutora lutando efetivamente pela melhoria dos atendimentos dos pacientes, mas sim em defesa dos interesses da categoria de seus colegas médicos.
Não vemos, por exemplo, uma grande luta para levar médicos para o interior e nem para a periferia. É bom lembrar que a doutora Mayra foi uma das que combateu duramente o programa Mais Médicos, que buscou uma solução para garantir atendimento médico aonde vivem os mais necessitados.
É importante também para a população ter conhecimento de que a doutora foi candidata a deputada federal pelo PSDB no ano passado e tem sido lançada como uma das pré-candidatas do partido à Prefeitura de Fortaleza em 2016.
O que eu acho incrível também se dá pelo fato de que a mobilização do sindicato é completamente fora de rumo. Qualquer estudante da área de saúde sabe que o SUS pressupõe acima de tudo o fortalecimento da saúde nos municípios. É preciso garantir médicos perto de onde as pessoas moram e 65% da população do Ceará se encontra no Interior.
Todo mundo também sabe que os hospitais estão lotados porque os postos de saúde do Interior não funcionam. A grande luta deveria ser a garantia de médicos no Interior, nos postos de saúde e nas UPAS.
Sinceramente, eu posso até estar errada, mas que as atitudes desta doutora Mayra tem jeito de politicagem que usa a dor de milhares de cearenses que sofrem com a crise da saúde pública, isso tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário