Coluna do blog



Estive aí
Apertados em cinco num carrinho antigo, rumamos de Havana pra Camaguay em viagem de umas 4 a 5 horas. Morsa, anfitrião da relações exteriores de Cuba no comando. Este repórter acompanhava o presidente Welington Landim,da Assembleia do Estado do Ceará e Domingos Filho, Primeiro Secretário da Casa. Viagem de trabalho. Recepções, almoços, jantares e muito trabalho. Num encontro com estudantes de medicina de Camaguay, recebi um documento e um pedido dos quase 300 alunos; dirigido ao presidente  um apelo pelo revalida do diploma deles. Baita responsabilidade. Entreguei, não sem antes falar da angústia dos jovens. Hoje, tantos anos passados, vejo que a coisa andou. “Médicos estrangeiros em atuação no Brasil podem ser obrigados por lei a passar pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por universidades estrangeiras (Revalida). É o que estabelece o projeto de lei do Senado (PLS) 138/2012, que regulamenta o Revalida e foi aprovado nesta terça-feira (24) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O texto, que reforça o que já é estabelecido por meio de portaria do governo, inclui o Conselho Federal de Medicina como colaborador na realização do exame. Do ex-senador Paulo Davim, o texto foi aprovado em caráter terminativo e teve relatório favorável do senador Otto Alencar (PSD-BA), que incluiu emenda para determinar que o Ministério da Educação realize o Revalida no primeiro trimestre de cada ano, caso haja necessidade, por provocação de interessados. Ele observou que o projeto não se diferencia muito da portaria vigente, destacando que o PLS 138/2012 teria um nível menor de detalhamento. A diferença mais significativa é a inclusão do Conselho Federal de Medicina (CFM) como um colaborador do governo na realização do exame. Otto Alencar lembrou que o CFM apoia o Revalida, que combina questões de múltipla escolha, prova discursiva e prática. Esta última avalia habilidades clínicas em simulações de situações reais de atendimento. Ele destacou que a Matriz de Correspondência Curricular, que orienta o Revalida, abrange habilidades nas cinco grandes áreas do exercício profissional: a cirurgia; a medicina de família; a pediatria; a ginecologia-obstetrícia e a clínica médica.” Welington Landim ficaria muito feliz se estivesse aqui pra ver isso. Soa engraçado ser parte da história.

A frase: "Se controlar o gasto e não roubar, dinheiro dá. CPMF não". Da Ministra Kátia Abreu, antes de ser Ministra.




Cena cearense (Nota da foto)
Do Comandante Genário Peixoto: - Quando digo que brasileiro reclama até de presente em ouro- Ele reclama da cor- Ontem caminhando e escutando três trabalhadores por volta de 6 da tarde após expediente: " Eu não gosto desses ônibus com ar condicionado! Eu prefiro a janelinha aberta". Vão darem!!

Há 42 anos
Faz 42 anos cobri e participei da festa de 100 anos de São Benedito. Este ano, dia 30 que vem,(a festa maior é dia 25.11) um grupo comemora plantando 142 árvores no entorno de uma nascente. Salve São Benedito e seus cuidadores.

Samuelzinho,de novo
Samuel Araripe, que já foi prefeito do Crato, arruma malas e bagagens para nova disputa. Ela quer enfrentar o prefeito atual, Gomes de Matos,que quer ser reeleito.

Se der sorte...
Wilton Pereira,goiano, foi o escolhido para apitar o jogo do Ceará contra o Macaé,amanhã à tarde, no Castelão. Wilton apitou a vitória do Ceará nos 3 a 0 contra o Bragantino.

Perguntar,ofende?
Se ainda fosse da ativa da Polícia, o deputado Wagner pediria à Assembleia para ir ao Governo Federal pedir Força Nacional pro Ceará?

Invasão paraibana
São centenas; estou dizendo centenas de caminhões, todos os dias, retirando água do açude Lima Campos, no Icó, para Souza e Cajazeiras, na Paraiba. Vai secar já já.

Nada contra,porém...
Não negue água a quem tem sede, nem pão a quem tem fome, mas será que o açude de Piranhas, vizinho e na terra deles, secou todinho? Já furaram uns poços onde tinha água?

Empreendedora
Diz que nossa Ivete Sangalo está investindo em Juazeiro do Norte. Seria dela a construção de um belo hotel de 28 andares na Lagoa Seca na terra de Pe.Cícero.

Falar nisso...
No vizinho Crato, parede meia com Juazeiro do Norte, o anúncio diz que é insustentável a posição de autoridade regional. Os atrevimentos da figura, a cara de pau com que age pesariam demais sobre a permanência da figura no posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário