Ciência e Tecnologia no CE: Adece encurta distâncias através de ferramentas online e promove o desenvolvimento econômico do Estado

Trabalhar para promover o desenvolvimento econômico do Ceará por meio de parcerias e a ajuda da tecnologia da informação sem qualquer custo financeiro foram ideias postas em prática pela Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) neste ano. As ferramentas online "Oportunizar" e "Balcão do Investidor", lançadas recentemente, são exemplos práticos de ações simples, porém capazes de gerar resultados significativos tanto no aumento da inserção de jovens cearenses no mercado de trabalho quanto no crescimento e sustentabilidade das indústrias locais.

Com o objetivo de facilitar a instalação das indústrias e demais empresas de grande porte no Ceará, a Adece passou a disponibilizar, desde agosto deste ano, a ferramenta Balcão do Investidor. Por meio do endereço www.adece.ce.gov.br/balcao, os empresários interessados em agilizar seus processos de alocação em solo cearense podem preencher um formulário relatando suas necessidades. Ao receber as demandas, técnicos da Agência tratam para dar andamento às resoluções. O mesmo auxílio é oferecido também às empresas já em funcionamento no Estado.

"O Balcão do Investidor coloca a Adece à disposição para receber as demandas dos empresários pela Internet de maneira que possamos dar velocidade à comunicação e ajudar nos encaminhamentos dos processos de instalação no Estado. Tudo isso encurtando distâncias e otimizando tempo", explica o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.

Para atender uma das demandas mais identificadas entre as relatadas pelas empresas e ainda utilizando a tecnologia no intuito de diminuir distâncias e acelerar soluções, a Adece firmou uma parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e lançou o Oportunizar. Disponível desde o final do mês de setembro deste ano, a ferramenta visa inserir jovens formados pelas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) no mercado de trabalho, estreitando e facilitando a relação dos empresários, do poder público e da mão de obra qualificada.

"O programa contará também com o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e, na segunda etapa, outras entidades que trabalham com qualificação e formação profissional também estarão presentes. Nossa ideia é ampliá-lo e trabalhar com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac), com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e outras interessadas", adianta Ferruccio.

Por meio do Oportunizar, as empresas podem elaborar um cadastro e demandar profissionais por curso, área de conhecimento e município. O acesso pode ser feito pelo endereço eletrônico www.adece.ce.gov.br/oportunizar. Ao todo, o Estado dispõe de 110 EEEPs ofertando cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral. Atualmente, o Ceará já conta com quase 25 mil técnicos formados.

Para Ferruccio, desenvolver ações inovadoras e sem custo financeiro é motivo de orgulho para a Adece. "Com força de vontade, trabalho, determinação, criatividade e amor pelo que se faz é possível transformar e fazer crescer ainda mais a economia do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário