Saúde em Sobral está melhor do que no "Quintal".


Hospital Regional especializa-se em cirurgias complexas
O Hospital Regional Norte (HRN), inaugurado em Sobral em 2013, segue sendo uma referência em saúde pública no interior do Ceará. Um das especializações realizadas no hospital são as cirurgias de alta complexidade em recém-nascidos, procedimentos delicados dados a natureza frágil dos pacientes.  Aos cinco meses de gestação, durante um exame de ultrassom, a paciente Fabrina Tavares, moradora de Itarema, foi informada que o segundo filho que ela esperava tinha um problema de má formação, conhecido como gastrosquise, uma espécie de fissura na barriga, normalmente identificada por uma abertura de dois a quatro centímetros no abdômen do lado direito do cordão umbilical.
O problema, que chega a causar morte em 15% dos casos, segundo a literatura médica, se dá comumente na parede abdominal; e cerca de 40% dos bebês acometidos nascem abaixo do peso ou prematuramente. Com a exposição dessa parte tão sensível do corpo, existe a possibilidade de complicações perigosas. Com todo o cuidado que o caso exigia, e no momento apropriado, Fabrina deu entrada no Hospital Regional Norte, por meio do sistema de regulação para aguardar o bebê ganhar peso para a hora do parto. Cerca de um mês após a internação, o parto foi realizado com sucesso, e o recém-nascido foi imediatamente levado a outra sala de cirurgia para a correção necessária. “Eu me emociono até hoje, quando lembro o que eu senti no nascimento do meu filho, e como ele está hoje, se recuperando. Todos os dias eu faço a ordenha, aqui no banco de leite, esperando o dia em que ele possa se alimentar. Ele está engordando, já, já, vou poder levar meu filho para casa”, disse a mãe do bebê, feliz e aliviada, enquanto olhava o bebê através da incubadora neonatal.

Atendimento
Para Renata Nogueira, coordenadora substituta da clínica obstétrica, “esse tipo de cirurgia pediátrica, feita no HRN, mostra o quanto podemos prestar esse atendimento aqui na região. É uma cirurgia que requer bastante atenção, chegando a cerca de duas horas. Esse é o segundo caso de cirurgia realizada em bebês, logo após o parto, este ano”, afirmou.
O outro caso, destacado por Renata Nogueira, também chamou a atenção da gestante e da equipe médica responsável pela cirurgia bem sucedida. Ao chegar num posto de saúde para realizar exames de pré-natal, Carina da Silva Nascimento, moradora de Monsenhor Tabosa, na região do Sertão de Crateús, se surpreendeu quando a enfermeira citou o preocupante inchaço na barriga de cinco meses, que aparentava nove de gestação. O exame mostrou que o bebê tinha teratoma sacrococcígeo, tumor, geralmente benigno, que surge na região sacral (entre as nádegas) fetal ou na região do pescoço do feto, que, na maioria das vezes, é operado após o nascimento.
Imediatamente, Carina foi transferida para a Santa Casa de Misericórdia, em Sobral, e depois, deu entrada no Hospital Regional Norte, onde foi feito o parto, em agosto passado. O pequeno Tiago nasceu com quatro quilos, três deles correspondiam ao tumor. “Com 24 horas após o parto, foi feita a cirurgia, num trabalho de acompanhamento cuidadoso da obstetrícia e neonatologia. Hoje, esse bebê segue ganhando peso e continua num processo de cicatrização excelente. Logo mais, poderá ir para casa, assim como a outra criança, que nasceu com gastrosquise, foi operada aqui, e que também tem tido ótima recuperação”, afirmou o médico responsável pela cirurgia, Plutarco Parente.

Vitória
Para Carina, mãe de Tiago, “minha maior felicidade é poder amamentar meu filho, que já ganhou bastante peso. Quando eu pego ele nos braços, sinto que o pior passou. Agora, minha vontade, é chegar em casa com meu filho”, disse, enquanto pegava o filho nos braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário