Izolda governa pra educação


Governo inaugura novo centro socioeducativo
No Ceará, cerca de 900 jovens e adolescentes cumprem medidas socioeducativas de liberdade e internação provisória em 15 centros. A capacidade, no entanto, é para 650 internos. Com a inauguração do Centro Socioeducativo do Canindezinho, ontem, o Estado abre mais 90 vagas. Do total de unidades no Estado, nove estão em Fortaleza. Para amenizar a lotação, o novo centro começa a receber transferências ainda esta semana.
A vice-governadora Izolda Cela destacou que o novo centro integra as ações do “Pacto Por um Ceará Pacífico”, reforçando “um novo sistema de acolhimento aos adolescentes em conflito com a lei, focado na humanização, educação dos internos”.
Com capacidade para abrigar 90 jovens, em área total de 15 mil metros quadrados, a unidade é a 16ª sob a coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). “Toda a estrutura aqui foi pensada para possibilitar que tenhamos um ambiente ainda mais humanizado. E a construção dessa humanização se dá com um projeto pedagógico estruturado que será implementado no Centro. Temos a intenção de que os jovens tenham, minimamente, a oportunidade de se desenvolver e evoluir”, ressaltou a vice-governadora do Estado. Ela ministrou palestra para os cerca de 170 profissionais contratados para atuar na unidade.

ECA
Em total conformidade com o que preceitua o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a nova estrutura conta com cinco blocos de dormitórios, quatro blocos de salas de aulas e oficinas profissionalizantes. A unidade conta, ainda, com quadra poliesportiva, anfiteatro, refeitório, centro ecumênico e um campo de futebol. As salas são equipadas para atendimento médico e de enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia, pedagogia, assistência jurídica e de recepção às famílias, parentes e amigos dos internos. Para a unidade Canindezinho foi investido R$ 9.390.318,03.
Para o secretário Josbertini Clementino, o centro marca um novo modelo educacional. “Nós queremos que este seja um centro modelo. Nosso objetivo é potencializar as medidas socioeducativas e as políticas públicas que visam conscientizar e melhorar a vida dos internos que passam por este centro”.
Além dos dois centros em construção em Sobral e Juazeiro do Norte - que já estão com 45% das obras realizadas e devem ser entregues no início do próximo ano -, Josbertini Clementino também anunciou a construção de mais dois centros no Sertão Central e Região Metropolitana de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário