Enquanto isso, em Sobral...

Em 3 anos | Sobral reduziu em 89% a pobreza extrema


Para alcançar a meta, em 2013, o prefeito Veveu criou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza e está desenvolvendo o Plano Sobral sem Miséria

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Sobral, articulado com políticas públicas federais e estaduais, reduziu em 89% a pobreza extrema no Município. Em 2012, Sobral tinha cerca de 7 mil famílias vivendo em situação de extrema pobreza, segundo dados do Cadastro Único e do Bolsa Família. Atualmente, o município tem 738 famílias extremamente pobres, com renda per capta inferior a R$ 77. O resultado foi anunciado pelo prefeito de Sobral, Veveu Arruda, nesta segunda-feira (28), no seu programa de rádio semanal “Café com o prefeito Veveu”.

Tendo como meta de gestão a erradicação da extrema pobreza em Sobral, Veveu Arruda tem histórico de lutas contra injustiças. “O que me move diariamente é lutar contra as desigualdades e injustiças. Antes mesmo de ser prefeito, quando estudava no colégio, na Universidade e depois como advogado eu sempre estive vinculado às lutas contra as desigualdades. Assim, como prefeito o que procuro fazer é lutar para que em Sobral nós possamos juntos erradicar a extrema pobreza, reduzir as desigualdades sociais, fazendo de Sobral uma cidade mais justa, mais solidária, boa de viver para todos, uma Sobral cada vez mais humana”, afirma Veveu.

Para alcançar a meta, em 2013, o prefeito Veveu criou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza e está desenvolvendo o Plano Sobral sem Miséria, com ações em três eixos; acesso a serviços, inclusão produtiva e garantia de renda. As políticas públicas nas áreas da educação, da saúde, de formação profissional, da geração de emprego e renda, de habitação, vinculadas aos programas e projetos do Governo Federal e Estadual, são focadas nas famílias em situação de extrema pobreza.
 

As famílias em situação de extrema pobreza têm prioridade nos programas da Prefeitura de Sobral, inclusive os voltado para educação

As famílias em situação de extrema pobreza têm prioridade nos programas da Prefeitura de Sobral. No Residencial Nova Caiçara, que conta com 3.364 moradias, as famílias em pobreza extrema têm prioridade. Na política de qualificação profissional, através da qual mais de 31 mil pessoas tiveram oportunidade se aperfeiçoar gratuitamente em cursos de diversas áreas, as mais necessitas também têm prioridade. Nos CRAS, nos Centros de Educação Infantil e nos Centros de Saúde da Família famílias extremamente pobres têm atendimento prioritário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário