Boa noite

Bilhete do Fabrício Moreira,


BOM DIA MACÁRIO BATISTA!

Acordei há pouco!

Em Icó, sertão ressequido do Vale do Salgado, neste domingo de final de setembro amanheceu tão quente que o calor está derretendo até ferro na sombra. Troquei o meu tradicional “Café no Bule” por um copo de leite gelado. Pra espantar de vez o calor!

Batista, esta cartinha, desta feita não seguirá pelos Correios, Joaquim dos Santos, meu mensageiro que é um ás do volante, tem medo de alma, acordou tarde e esqueceu de postá-la.

Chico Numa Boa, atento jornalista, cuidou de informar que também seria em vão meu desejo, vez que você seguiu o mundo, mas precisamente à Londres, levando consigo o nosso querido Deputado Duquinha, nascido nas bandas do Acaraú, onde tem camarão que é tal qual a nossa carne de sol de tão gostoso.

Duquinha não precisa de guia, mas sua companhia como cicerone das portas abertas aos ingleses, não poderia ser melhor! E viva o camarão do Duquinha, que prafretemente, será servido em bom conteúdo e hora aos gringos.

Pois bem, Macário! Seu telefone permanece desligado, tentei em vão avisar-lhe, também, que neste memorável domingo dentre outros fatos da vida e da refrega eleitoral prévia de 2016, Edson Guimarães, advogado de primeira, amigo extraordinário e duma elegância moral exercida cotidianamente, chega aos 60 anos de idade. 

Glória Deus!

Suave, de fino trato, caritativo e querido por todos nós, Guimarães é daqueles que constroem amizades pra vida inteira. Ele chega à boa idade e quem comemora, por ele, são todos àqueles que o amam. Obama, nada de Lula, quem é o cara é o Edson Guimarães! 

Mas, sem perder o prumo da conversa, quem esteve ontem na Terra do Sol, e, em seguida em Tauá do benfeitor Domingos Aguiar, médico humanitário, ex-prefeito em duas oportunidades, igualmente, que fez história nos Inhamuns por sua honestidade e coragem de sertanejo bom e de bem, foi o Ministro Gilberto Kassab.

Kassab não é mineiro, mas caladinho ganhou o Brasil por sua serenidade e perspicácia política. Preside o Partido Social Democrático – PSD nacionalmente, e, ele, inteligentemente, indicou a prefeita Patrícia Aguiar, para engrossar às fileiras em todo o Ceará e comandar o PSD, como num arco-íris de ideias plurais a sua agremiação em terras cearenses, onde do Sertão à Capital, reuniu ao seu lado o que existe de melhor dos que praticam a vida pública como sacerdócio, agregando prefeitos, vereadores, deputados, líderes políticos e comunitários, novos valores e formadores de opinião, lotando todos os ambientes de democracia e de gente. 

Muita gente!

O jornalista Carlos Silva, que se define um Gomes da política, registrou em fotos, o que ele define o ato do PSD cearense como um “ânimo de vitória pré-anunciada”.

Macário, vamos mudar a conversa pra segunda folha, essa leitura que deveria ser somente de alegria, de quem não perde o rumo nunca, está destoando o meu humor. Sabe o motivo? A cerveja em Icó, com a comissão, chega a 9(nove) reais nos barzinhos da cidade. Vou reclamar ao meu novel correligionário Silvinho Sobreira uma igualdade de tratamento, vez que no Iguatu, paga-se apenas 5.

Daí, chateado, retornei mais cedo ao meu sagrado lar. Após uma leitura e outra, Eliomar de Lima avisa que hoje Roberto Cláudio, nosso simpático prefeito de Fortaleza, completa mil dias a frente da Prefeitura da Capital de José de Alencar.
E lembrei que Jaime Júnior, prefeito do Icó, idem! Chegou aos mil dias do chamado “Governo com honra e coragem”. Aliás, são 184 prefeitos somente no Ceará, Eliomar!

Alegando carregarem uma cruz de pedra, a maioria dos prefeitos, é um fracasso só de gestão! Amarga nas pesquisas a impopularidade que se ouve nas ruas, bares, igrejas, bairros, sítios e lugarejos. Em Icó, o atuante vereador Eliseu Amâncio, foi preciso apresentar até mesmo um Projeto de Lei, cujo intuito, seria que o alcaide aleito pela maioria dos icoenses que falava em mudança dos costumes em 2012, viesse morar no município. Somente! 

Mil dias se passaram! Mudanças? Esquece o assunto e deixe de ser chato Eliseu, assim, espalho por aí que você deseja vender aparelho de GPS pra localizar todos àqueles que “assumiram e sumiram das vistas do povo da Ribeira do Salgado dos Icós”.

Até domingo, Macário Batista! 

Aproveite a viagem e avisa pro Duquinha, que em Londres, o frio não permite saltos de paraquedas, só daqui a mil anos, quando o calor do Icó chegar nessas bandas do mundo, também!      

Bom Dia!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).   

Desculpas pela hora querido amigo. É que tava em voo de Paris pra Lisboa e de Lisboa peguei um busão pra fazer Óbidos, ALcobaça, Nazaré onde comemos um, aliás dois, bacalhaus maravilhosos, Batalhe Fátima onde, invariavelmente quando chego aqui, tenho que agradecer pela generosidade como ELA trata a mim e aos meus. Aliás, até comunguei hoje, o que tambem faço depois de rezar o Ato de Contrição aprendido com os professores do latim mais antigo. Pois,pois...tenha um maravilhoso fim de domingo porque o meu está quatro horas na frente do seu.
Seu amigo e admirador.
Eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário