São Gonçalo acentua combate às drogas


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante está trabalhando na prevenção ao uso de drogas por parte dos jovens. “A escola encontra-se diante de um novo desafio e, nesta circunstância, educar para prevenção apresenta-se como a melhor alternativa para o enfrentamento do consumo de drogas entre estudantes. Prevenção significa dispor com antecipação, impedir ou pelo menos reduzir o consumo”, diz coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas do município, Rossana Brasil.

 “O ato de prevenir o abuso de drogas admite três níveis de intervenção: primária, secundária e terciária. Na prevenção primária o objetivo é intervir antes que o consumo de drogas ocorra. Cabe à instituição escolar promover um estilo de vida saudável nos alunos, desde crianças bem novas até o jovem adulto A prevenção secundária destina-se aos estudantes que apresentam uso leve ou moderado de drogas, que não são dependentes, mas que corre este risco”, afirma Rossana, que conta com o apoio do prefeito Cláudio Pinho e do palestrante Jorge Damasceno.
Para ela, “a prevenção terciária dirige-se ao usuário dependente. No caso dos estudantes que já consomem drogas, a função da escola é prestar auxílio ao aluno na procura de terapia, apoiar a recuperação e reintegrá-lo na escola, no grupo de amigos, na família. Vale advertir que não compete à escola o tratamento, mas sim, encaminhar adequadamente o caso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário