Filmes de professor e de ex-aluno da UFC são selecionados para Festival de Brasília

O curta-metragem Cidade nova, do Prof. Diego Hoefel, do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, foi selecionado para participar da Mostra Competitiva de Curtas e Médias-metragens do 48º Festival de Brasília, que será realizado de 15 a 22 de setembro. Além dele, também foi selecionado História de uma pena, de Leonardo Mouramateus, ex-aluno do curso e atual mestrando da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Os dois disputam o Troféu Candango com outros 10 curtas e médias-metragens selecionados entre 458 inscritos de todo o Brasil. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é o mais antigo evento do gênero no País e, até hoje, um dos mais importantes. 

Cidade nova (14 min) conta a história de João, que tenta voltar para a cidade onde nasceu, mas descobre que ela já não existe. O roteiro é do próprio Prof. Diego Hoefel e de Ricardo Alves Jr. e conta com João Campos, Ana Luiza Rios e Edivaldo Batista no elenco. Hoefel já roteirizou diversos curtas, exibidos em festivais nacionais e internacionais, dentre os quais a Semana da Crítica do Festival de Cannes (França); o Festival de Locarno (Suíça) e o Festival de Oberhausen (Alemanha). 

História de uma pena (30 min) retrata um professor de poesia que espera a chegada de seus alunos atrasados para dar início a uma aula, enquanto um jovem casal acorda entre as árvores. O filme tem no elenco Jesuíta Barbosa, Fátima Muniz, Bio Falcão, Caetano Gotardo, Renan Capivara, Geane Albuquerque, Diego Salvador, Clara Monteiro e Carlos Victor. 

Além do Festival de Brasília, o filme de Mouramateus é um dos dois brasileiros que disputarão o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, na mostra “Leopardos do amanhã”, concedida a jovens realizadores de filmes de curta e média duração. O Festival de Locarno ocorre entre 5 e 15 de agosto. Mouramateus já havia vencido a mostra competitiva de curtas no Festival de Brasília em 2013, com Lição de esqui (23 min), realizado com outro então aluno do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, Samuel Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário