Fortaleza está no roteiro do Wallpeople, evento mundial de arte urbana


Que tal dar expressão a sentimentos e ideias em forma de arte, transformando muros numa verdadeira galeria ao ar livre? A proposta é do Wallpeople, evento colaborativo de intervenção urbana que surgiu em 2009, na cidade de Barcelona (Espanha) a partir da ideia de dois jovens publicitários, Pablo Quijano e David Marcos. A iniciativa se espalhou e, este ano, cidades de 35 países do mundo participam simultaneamente do evento. Fortaleza terá sua segunda edição com o encontro marcado para o dia 6 de junho, no Largo dos Tremembés, na Praia de Iracema, a partir das 16h.

O tema geral do Wallpeople 2015 é “Escrevendo muros - Literatura e arte”. Podem participar, artistas e anônimos, afinal, o que pretendem os organizadores é reunir pessoas das mais variadas atividades e locais da cidade numa integração global que vai transformar muros em murais. O coordenador do evento em Fortaleza, Davi Gomes, diz que vale de expressar de diversas formas: fotografia, ilustração, texto, colagem, tela, arte com plantas e composições feitas com materiais distintos. E mais: quando terminar a exposição os participantes poderão levar pra casa sua própria obra ou escolher a de um outro.

Esta será sexta edição do projeto. No Brasil, além da capital cearense, São Paulo e Rio de Janeiro também realizarão o Wallpeople 2015. Ao redor do mundo, cidades como  Barcelona, Lisboa, Santiago, Cidade do México, Madrid, Bogotá, Bilbao, Istambul, Berlim, Buenos Aires, Roma, Valencia, San Juan, Budapeste, Sevilha, Oporto e Zaragoza também compõem a iniciativa.

Evolução

A expansão mundial do evento se deu a partir de 2010, com o tema “Um Flickr na vida real”, o Wallpeople ocorreu em 10 cidades. Em 2011, a temática foi a “O mural da felicidade” e reuniu 20 cidades participantes. Em 2012, com o tema “Expresse-se!”, teve 26 cidades participantes. Em 2013, homenageou a “Música”, alcançando mais de 40 cidades participante e ano passado o tema foi "Tributo à Natureza".

Mais informações:  fortaleza@wallpeople.org / davi@soy.ms / https://www.facebook.com/events/1444957215803630 / www.wallpeople.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário