61º EREA | Professores, doutores, físicos e astrônomos se reúnem em Sobral



O Encontro Regional de Ensino de Astronomia e Astronáutica (Erea), que segue até sábado (30), é voltado para a capacitação dos profissionais da educação municipal e universitários dos cursos de Física, Geografia e Matemática. Em seu cronograma, O Erea contará com palestras  de renomados estudiosos da astronomia como a vice-diretora do Museo de La Luz, Pilar Contreras, o professor mestre Alberto Alves Mesquita, o doutor em Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Batista Garcia Canalle.

Sediado pela segunda vez no Município, o Erea iniciou suas atividades, na quinta (27), com duas sessões no Planetário de Sobral para os professores do Ensino Médio das escolas públicas estaduais. Já, à noite, no Centro de Educação a Distância (Ced), o encontro contou com a palestra do professor de física, astronomia e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, em Fortaleza, Demerval Carneiro, que destacou a importância de um planetário para a educação, aquisição e disseminação do conhecimento dado em sala de aula, “o planetário é um equipamento essencialmente educacional que irá atender o público das escolas públicas e particulares, de forma que, com a implantação do planetário de Sobral, o Ceará hoje passa a ser um dos dois únicos Estados brasileiros a possuírem planetários digitais,” ressaltou.

A secretária da Cultura e do Turismo, Eliane Leite, que estava representando o prefeito Veveu Arruda, observou que “felizmente o estudo da astronomia e astronáutica, em Sobral, não é novidade. Com a realização desta segunda edição do encontro e a inauguração do Planetário, junto ao Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, Sobral terá o Centro de Ensino e Divulgação Científica – Parque da Luz,” concluiu.

Estiveram presentes, ainda, as autoridades municipais: presidente da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes, Roberto Galvão, o diretor do Centro de Educação a Distancia, Herbert Lima, dentre outros.

Planetário de Sobral

Considerado uma das melhores aplicações de recursos públicos na inovação do ensino e popularização das ciências e tecnologia, o Planetário de Sobral, será inaugurado às 19h, da próxima sexta-feira (29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário