Mulher cearense não queima sutiã


Mercado de lingerie em crescimento no Ceará
Mais do que peças do vestuário feminino, a lingerie teve um “boom” junto com a revolução sexual dos anos 60, e, atualmente, é um segmento da indústria têxtil que fatura mais de U$ 30 bilhões, por ano, no mundo. No Brasil, os números também são otimistas. De Norte a Sul do País, mais de 3,5 mil confecções produzem cerca de 1,5 bilhão de peças anualmente, em um mercado que movimenta R$ 3,6 bilhões, segundo os últimos dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), levantados  2012, pois ainda não existem consolidações dos números de 2014.
O Brasil é considerado o quinto maior produtor mundial dentro da indústria têxtil, com uma produção anual de dois milhões de toneladas, o que corresponde a 2% da produção do planeta, diante de um mercado dominado por China e Hong Kong (que detêm 50% de tudo o que é fabricado, neste segmento, no mundo), além de Índia, Estados Unidos e Paquistão. As informações são oriundas da 13º edição do “Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira”, divulgado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), especializado no setor.
Ceará
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), em 2013, o Estado foi destaque em exportações no setor de moda íntima, ficando em terceiro lugar na produção nacional (14,4%) – com 14,16% em receita líquida, 14,62% em custos e despesas e 13,65% em Valor da Transformação Industrial (VTI). Em relação às exportações de vestimentas, o Ceará figurou como sétimo colocado no ranking brasileiro, com participação de 2,6% do total nacional –, o que representa US$ 3,4 milhões, ou mais de R$ 10 milhões de vendas para o mercado externo. Os dados fazem parte do “Perfil Setorial Vestuário de 2013”.
Segundo o diretor corporativo do Indi, Carlos Matos, até 2018, o setor de moda íntima tem como meta aumentar em 50% sua participação no mercado brasileiro. Em 2011, por exemplo, o Estado representou cerca de 30% de comercializações no mercado nacional, tendo um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
Os números são, em grande parte, consequência dos pequenos e médios empresários que estão investindo em novas tendências para agradar os clientes, como é o caso do empresário Cairo Benevides, que criou, há nove anos, a marca Liebe. Anualmente, a produção de sua empresa alcança cerca de dois milhões de peças para atender às suas lojas de varejo – localizadas em shoppings da Capital –, e às vendas realizadas para clientes do Brasil e do exterior.
Ceará é o  terceiro polo do Brasil
O proprietário da Lieb destaca o potencial do polo de moda íntima em Fortaleza e da mão de obra qualificada do Estado. “Trata-se do terceiro polo de moda íntima do País e, ainda, com dois grandes diferenciais dos demais: espaço físico e mão de obra. As mulheres ainda costuram aqui, além de a produção ser mais barata. O Ceará também confecciona produtos muito bons”, afirmou Cairo.
Ele avalia que a qualidade e a beleza dos produtos são pontos fortes, que favorecem o crescimento desse segmento no Estado, tornando-o cada vez mais competitivo. “A primeira característica é a qualidade, investida em matéria-prima qualificada, espuma de bojo soft e modelagem diferenciada. Afinal a mulher vai usar a peça por cerca de 10 ou 15 horas de seu dia. Já a segunda é a beleza, pois é muito importante que a lingerie seja sensual, principalmente aquelas para ocasiões especiais”, destacou o empresário.
Para sobreviver em um período marcado por crise, Benevides aponta que as pessoas estão olhando apenas para a situação geral. “A estratégia é apostar no crescimento constante”, pontuou o empresário. “Você tem que fazer um algo a mais: disputar um novo mercado, contratar novos representantes. Em 2014, por exemplo, com essas estratégias, a Liebe apresentou um crescimento de 20%”, ressaltou Cairo, que prevê manter esse ritmo, aumentando, novamente, de 15% a 20% este ano. “Não focamos somente no comércio local. Nossa estratégia é vender para o Ceará, Brasil e exterior. Isso nos dá um retorno garantido, aumentando o nosso faturamento e fortalecendo ainda mais a nossa marca”, finalizou Benevides.
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