O crônico canal do Crato volta a destruir


Canal transborda e causa destruição no centro do Crato
Moradores do Centro do Crato, cidade localizada a cerca de 500 quilômetros de Fortaleza, voltaram a conviver com pesadelo sofrido em 2011. A chuva de 105 mm de ontem fez o Canal do Rio Grangeiro transbordar, deixando rastro de destruição em seu entorno e ruas do Centro. Invadiu casas e comércios, deixou espaços intransitáveis e elevou a preocupação de moradores.
Por volta de três e meia a água do canal começou a transbordar, fechando ruas e jogando sobre o asfalto objetos que a água conseguia trazer, como lixo e até um sofá.
“A situação é preocupante, pois em menos de três anos quase se repete o estrago no mesmo local”, disse o Gestor Comercial Wagner Macedo Pinheiro. Ele é de Juazeiro do Norte e precisou dormir na casa da namorada, a estudante de Psicologia Natália Magalhães, na Rua José Alves de Figueiredo, porque ficou “ilhado”.
Wagner Macedo sugere o alongamento do canal para que a água não invada as casas. Ele diz temer uma tragédia: “Acreditamos que o alongamento do canal já amenizaria. Infelizmente pode se repetir e vir a se tornar uma tragédia, pois a água passa em uma velocidade que amedronta, pois leva tudo que estiver pela frente”.
 Lama
Casas comerciais que ficam na Avenida José Alves de Figueiredo foram invadidas pela lama. Logo nas primeiras horas da manhã de ontem comerciantes estiveram em seus estabelecimentos verificando os prejuízos. Pode-se também observar tratores da municipalidade limpando as vias que ficaram cheias de lama para melhorar o tráfego no local.
Em um trecho do canal, próximo à ladeira da Integração que liga os bairros Seminário e Pimenta, foi colocado um pluviômetro automático. Quando a chuva chega a 90mm as defesas civil municipal, estadual e federal são acionadas. Nos últimos quatro dias a cidade registrara 73, 52 e 37 milímetros, além dos 105m de ontem.
Funceme prevê mais chuvas hoje
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme), a previsão na cidade do Crato para o dia de hoje é céu nublado com possibilidade concreta de chuvas fortes. Os moradores e comerciantes, portanto, devem ficar atentos porque pode cair mais chuva e complicar ainda mais a situação que já está ruim. Ainda segundo a Funceme, Crato terá uma temperatura máxima de 27 graus e mínima de 20 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário