Comunicações; estamos nas mãos da Itália.


Governo aprova compra da GVT pela Telefónica
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) definiu, ontem, em unanimidade, a aprovação da operação da compra da GVT pelo grupo Telefónica, mediante condições previstas em acordo proposto pelas partes ao órgão. O acordo prevê, por exemplo, a saída da Telefónica do capital Telecom Italia, até quatro meses após a assinatura do acordo. Além disso, a Vivendi, que receberá como parte do pagamento pela GVT ações da Telefónica Brasil (VIVT4), terá de vender parte de suas ações na empresa brasileira, até um percentual não informado pelo Cade.
A oferta da operadora pela GVT foi de 7,45 bilhões de euros. Como parte do pagamento, a Telefónica ofereceu ao grupo Vivendi, controlador da GVT, 8,3% do capital votante da Telecom Italia. A aprovação de ontem pelo Cade abre caminho para a concretização do negócio. Nos últimos meses, o receio do órgão antitruste em dar aval às operações estava na possibilidade de a Telefónica manter participações na Vivo e na TIM, o que poderia prejudicar a competição entre as empresas e, com isso, restringir a oferta de produtos e serviços aos consumidores.
Ao adquirir ações da Telco, a Telefónica passou a ter participações na TIM. Isso gerou preocupações do Cade, que multou em R$ 15 milhões a empresa, em dezembro de 2013. A empresa espanhola detém a marca Vivo e a Telecom Italia é dona da TIM. Para o órgão antitruste, a separação de participações da empresa espanhola sobre as duas marcas seria condição para manter a concorrência no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário