Bom dia

Enzo levou uma pizza ao Papa e a sua pizzaria às bocas do mundo

"O que eu gostava era de poder sair um dia, sem ninguém me reconhecer e ir comer uma pizza." Quando um Sumo Pontífice demonstra assim as saudades do anonimato, as suas palavras são ordens. Pelo menos, na medida do possível.
Ora, junta-se um Papa popular, um pizzaiolo com pergaminhos, uma pizza preparada com aprumo, uma pitada de boa vontade e olho para o marketing. Mexe-se bem e leva-se à Internet. O resultado, no caso, é uma pizzaria sem mãos a medir para tanta fama e clientela.
Isto tudo porque, no sábado, o mestre da pizzaria Don Ernesto, aproveitando a visita papal a Nápoles, meca da vera pizza, decidiu tentar satisfazer, à sua maneira, o desejo expresso por Francisco. A sua equipe preparou a melhor obra-pizza que pôde e Enzo Cacialli e companhia esperaram na rua, precisamente perto da pizzaria, a chegada da comitiva papal. À passagem do papamóvel, o pizzeiro apressa-se e dá uma corridinha para o veículo (levantando até algumas questões sobre a segurança...). Sem protecção especial, como é seu apanágio, Francisco aceita de bom grado a visivelmente apetecível "pizza do Papa".
Ainda a dita seguia nas mãos de Francisco e já as imagens e história virais aqueciam no forno da net. E, como seria de esperar, a pizzaria de Enzo, localizada na concorrida marginal marítima Via Partenope, não pára de dar a volta ao mundo. Os homens da pizzaria têm andado numa roda viva de entrevistas e reportagens – de Itália à CNN, um pleno –, e contaram que a ideia surgiu assim que ouviram as declarações de Francisco. Enzo criou então uma pizza onde se lia "Il Papa", inspirando-se nas cores oficiais do Vaticano, branco e dourado. Nos ingredientes, garantidamente de primeira, mozzarella e tomates cherry amarelos com uma camada extra de ricotta. Uma alegria para o Papa, uma alegria para a Don Ernesto
É que nem é a primeira vez que um pizzaiolo Cacialli vê as suas pizzas em mãos tão mundialmente célebres: em 1994, uma pizza, no caso criada pelo pai do actual mestre, foi parar a Bill Clinton, durante uma viagem oficial do então presidente dos EUA a Nápoles. O pai de Enzo, por causa disso mesmo, ficou conhecido como il Presidente. E o filho, como se vê, aprendeu bem a receita do sucesso. Tanto que esta pizzaria de que agora se fala, apesar de um grande histórico familiar, é novinha em folha: baptizada em homenagem ao pai de Enzo, já falecido, a Don Ernesto abriu no final de 2014. A casa e ementa fazem uso dos pergaminhos familiares e da história da verdadeira pizza de Nápoles, incluindo a pizza de Clinton (a "Il Presidente") e, agora, claro, a do Papa.
E que terá Francisco achado da sua pizza? Sobre isso, ainda não há comentários. Por agora, só se conhece o agradecimento papal, que terá dito a Enzo, quando recebeu a pizza: "Obrigado, meu filho. Vou comê-la mais tarde."
"Nem consigo ter a noção exacta do que fiz", disse o pizzaiolo à CNN. "Dar uma pizza feita com as minhas próprias mãos ao Papa... é muita emoção. É muito difícil exprimir o valor deste gesto, feito para um homem que realmente todos amamos e valorizamos, para esta pessoa linda, cheia de humanidade". Ao Napoli Today, acrescentou ainda o que fez após dar a pizza ao Papa: "Voltei para a pizzaria e chorei de alegria".
Sentimentos à parte, no site oficial da pizzaria (promete-se novo site "coming soon") já se pode ler um novo e poderoso slogan: "Dal Presidente Clinton a Papa Bergoglio". E se ao pai de Enzo já chamavam il pizzaiolo del Presidente, o filho, em poucos dias, já ganhou um apodo similar pela imprensa italiana: il Pizzaiolo del Papa. Tal pai, tal filho. Tal Papa, tal pizza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário