Coluna do blog



A despedida de Pepe Mujica
Montevideo (Uruguay) 22 graus - Os últimos dias de José “Pepe” Mujica  na Presidência do Uruguai estão movimentando as redes sociais no país. Ele já disse que não quer homenagens, já que “é necessário olhar para a frente e não para trás”, mas não teve jeito: o último ato protocolar de “Pepe” como presidente está sendo esperado como um evento de despedida que, até agora, conta com 12 mil confirmações asseguradas na internet. Uma das organizadoras do grupo “Despedida e Homenagem ao Presidente Mujica” no Facebook, a uruguaia Celi Penino, de 55 anos, disse que o pedido  de Mujica caiu “como um balde de água fria” no começo, mas depois serviu para que "se libertassem" de responsabilidades, já que jamais pensaram que iriam reunir tanta gente pelas redes.  No início, a homenagem estava prevista para 28 de fevereiro,sábado, último dia de Mujica como presidente, mas depois de um pronunciamento do mandatário, em janeiro, em que dizia ser mais importante “ajudar a empurrar o que está por vir” como “o mais profundo reconhecimento ao que vai embora, porque o importante é o futuro”, os admiradores se reorganizaram e decidiram não fazer um evento próprio, mas sim participar da cerimônia oficial de arriamento da bandeira. Trata-se de um ato obrigatório de encerramento dos períodos presidenciais no Uruguai, que acontece no dia 27 de fevereiro, às 19h, na Plaza Independência, a principal praça de Montevidéu, na entrada do centro histórico da capital.Também há grupos se organizando no Paraguai e no Peru para ir a Montevidéu prestar homenagens a Mujica. “Será uma despedida inesquecível ao melhor presidente de todos os tempos”, classifica a página do comitê de base Solar de Artigas, em Assunção.

A frase: ““Pobre é quem precisa de muito para viver”. Pepe Mujica.

 
Bandeira baixa (Nota da foto)
Apesar de desativar a homenagem oficial, Mujica convidou os cidadãos a “acompanhá-lo” na cerimônia oficial do arriamento. “Trata-se de uma rotina, e não de uma invenção nossa”, disse em seu pronunciamento de rádio semanal. “Vamos estar lá para dar um alô, um abraço, um até sempre aos compatriotas que desejem nos acompanhar nesse momento. Lá estarei com profundo sentido republicano e com proverbial simplicidade, porque é a melhor maneira de homenagear a nação”.

Juntos
Além da reunião massiva no centro, os internautas também estão impulsionando a doação de dinheiro para o Plano Juntos, programa de construção de moradias ao qual Mujica cedeu 90% do seu salário ao longo da sua Presidência.

Educador na roça
“Quando terminar esse trampo (changa em espanhol, referindo-se à Presidência) que tenho agora, vou me dedicar a fazer uma escola de trabalhos rurais nesta região”.

Trem nos trilhos
“O governo funcionará até o último dia, mas já adianto que após as eleições os governos uruguaios costumam tomar medidas de impacto”, quando espera avançar medidas de infraestrutura sobre portos em águas profundas e a renovação da rede ferroviária.

Última do Pepe
Quando perguntado se após deixar o governo ele tentará acumular fortuna, ele disse: “Depois terei de gastar tempo para cuidar do dinheiro e muito mais tempo da minha vida para ver se estou perdendo ou ganhando. Não, isso não é vida”.

Tudo junto
Todos os presidentes da América Latina estarão chegando no sábado pela manhã a Montevideo para a posse de Tabaré Vazquez, o substituto de Pepe.

Aliás...
Pepe e a mulher dele não deixam o Governo.  Os dois são senadores de república e pretendem continuar com a mesma vidinha simples participando do caminho uruguayo.

Dilma só sábado
Apesar da proximidade de Montevideo a presidenta Dilma vai chegar ao Uruguay no sábado,28, vai às solenidades de transmissão de cargo dia 1º.. Fica pro almoço e vai embora.

O sucessor
Tabaré Vazquez o novo presidente do Uruguay já foi presidente. Derrotou oligarquias partidárias. Sua carreira vem de longe, desde quando, criança, fundou clubes esportivos sob a liderança dos salesianos.

Bom assador
Tabaré que 75 anos e vai governar por cinco anos, de 2015 a 2020. Médico, oncologista, ainda dá expediente no consultório e é tido como um grande assador de churrasco. Sua primeira administração começou a mudar a cara uruguaya, consolidada por Pepe.

O bicho pegou
Brasileiros, cearenses, estão sendo “traficados” para Portugal. Falsos empresários pegam jovens promissores entre 16 e 20 anos e levam pra Portugal com promessa de jogarem em grandes times. Ficam pelas divisões anteriores sem condições de volta. A imigração portuguesa está dando em cima do assunto, que é muito grave.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário