Coluna do blog



Se liguem ao vento
Estava aqui, degustando meu iogurt grego bolado pelos irmãos Girão, com a supervisão do Luizinho, quando bateu um vento forte que quase põe ao chão o pé de chinelo velho,daqueles que se usa em casa, afinal há sempre um pé cansado para um chinelo velho. E cofiando cá os meus frugulhos perguntei ao vento: sim e como vão as torres geradores de energia limpa que pode vir daí? O assobio da janela entreaberta como que respondeu com uma outra pergunta: Tem até quem arme o circo mas cadê que ligam o que produzimos, à rede? Na verdade, e com algumas dificuldades, pelo menos aqui no Ceará, estão sendo montados sítios de torres para geração de energia eólica que acabam não chegando ao consumidor, porque ninguém liga pra fazer a interligação com o sistema nacional, ou ao Operador Nacional, como eles dizem lá entre eles. E se pergunta mais: Meu Deus! Se estamos queimando lenha e cartão e gás pra fazer energia elétrica no lugar das hidrelétricas, motivos quais não facilitar as coisas? Será assim tão difícil? Será assim tão fácil? Faltam linhas? Se faltam porque não faltam para as termoelétricas? Se não tem água pra gerar força e nos forçar a comprar energia dos vizinhos, por quê não mandar medir um cosseno de fi e sair ligando o que deve e pode ser ligado? Quando se estuda cálculo infinitesimal, pode passar pelo cosseno de fi, também conhecido como fator de potência. Então, se as compradoras de energia de quem gera ficam aí sentadas, esperando Godot, falta um dedo forte pra meter na ferida e fuxicar; ou cês vão às fontes eólicas ou a gente cassa os direitos de sua distribuição. Mas, não. As distribuidoras estão dizendo que querem que o Governo pague a diferença, ou que nós paguemos a diferença do preço da energia gerada pela água ou pelas termo. E se esse dinheiro fosse usado pra incentivar novos aerogeradores e sua interligação com o sistema nacional?  Por favor, façam-me de besta, mas não pensem que me estão fazendo de besta. A diferença tá na curva que o vento faz.

A frase: “Quem guarda com fome, o diabo vem e...come!” Dizem, dizem!!!


Arquirrivais (Nota da foto)
Carlos Cruz, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Juazeiro do Norte tem humor à flor da pele. Quando morava em casa, na Lagoa Seca, mantinha um serviçal a quem chamava de Salviano. Manoel Salviano, seu velho adversário, quase inimigo, morava ao lado e ouvia quando Carlos Cruz chamava alto...Salviano, atenda ao portão,por favor!!!

Inocência
Ivo Gomes é, de há muito, pré-candidato a Prefeito de Sobral. Disse isso para este humilde repórter a 18 mil pés de altura. E faz tempo. Tem testemunhas.

É ordem natural?
Meu Deus. Todo dia matam mais uma. Agora quem morre é a Ceará Rádio Clube que vai virar Rádio Globo. Quem diria que os Associados virando Globo.

Doideira
Pararam as obras do Aquário Ceará. Sabe por quê? Os empresários contratados estão aguardando que Camilo Santana faça as nomeações do segundo escalão.Ora,ora,ora!!!

Calma, gente
A coisa é assim: estava marcada a abertura das propostas para estrutura de concreto armado para o dia 15, aí o novo Governo mandou adiar,como diria aquele locutor:sáine dái.

Bicada tucana
O presidente do PSDB de Belo Horizonte, deputado João Leite encaminhou ao Ministério Público Estadual, pedido de apuração sobre prática de nepotismo no governo estadual do PT.

Motivação
O PSDB mineiro tenta desviar atenção da população para o fato real e de língua seca tucana, em que Aécio Neves e Anastasia esconderam que a água de Belo Horizonte estava por um filete.

Jeitoso
Dizem que, politicamente, o governador Camilo Santana é um sujeito jeitoso. Dizem até que já estaria moldando soldadinho de chumbo. E é?

Tem bobobó no bububú
Velhos aliados, parceiros perfeitos, áulicos encandeados, tudo quanto é gente cobrando o sumiço do chefe, lá deles. Querem o homem perto com a teta aberta,ou...cê sabe.

Arremeteu
Welington Landim é gente de paz, quando é tempo de paz. Por isso mesmo recolheu o trem de pouso e arremeteu, retirando a candidatura à Presidência da Assembleia.

Circulando
Como dois anos não são nada na vida de jovens políticos, Landim vai ficar circulando no entorno da “aeródromo” até a próxima legislatura, a vez dele voltar à presidência.

Despedidas
Dom Orani Tempesta foi embora de Sobral. Foi nomeado para diocese em Santa Catarina seu estado de nascimento. A expectativa é quanto ao novo prelado sobralense.

Mão na roda
Nem bem a coroa apertou a cabeça da Miss Colombia, nova Miss Universo, os americanos avisaram: Se o Governo fizer um acordo com as FARC, a organização paramilitar que vive de sequestro, crimes e tráfico de drogas, a gente vai lá ajudar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário