Os "pendurados" do Nordeste

Nordeste lidera as vendas financiadas
O Ceará ficou em segundo lugar, com 5.570 motos financiadas, seguido pela Bahia, que somou 5.220 unidades, no mês passado, sendo que a liderança ficou com o Estado do Maranhão, que financiou 6.308 motocicletas. Com todos estes números positivos, a região Nordeste liderou o financiamento de motos em todo o País, com 30.484 unidades, entre novas e usadas, um aumento de 7% em relação a agosto. A região superou o Sudeste, onde foram vendidas 29.126 motos a prazo, no mês passado. Outro fator responsável pelo crescimento das vendas, no Ceará, é a popularização do cartão de crédito. O cliente, geralmente, faz essa opção quando já possui um valor reservado para a entrada, financiando o restante no cartão de crédito.
Mesmo assim, de acordo com integrantes do mercado, os números poderiam ser ainda maiores. “Apesar dos resultados positivos e crescentes no total de financiamentos de motos para a região Nordeste, espero mudanças para 2015, já que até a definição das eleições existe um climade incerteza. Os resultados poderiam ser ainda melhores”, ponderou o diretor comercial da Auge Motos, Roberto Fontenele Filho.  
De acordo com o Fontenele Filho, o cenário nacional de vendas e financiamentos de motos foi afetado pela inflação e pelo aumento da inadimplência. Em contrapartida, a modalidade de consórcio encontra-se em plena expansão. Ele lembra que, até 2011, o mercado era impulsionado pelo financiamento bancário, mas a partir de 2012, houve uma perda considerável para o setor, devido à redução no número dessas instituições. Atualmente, o cliente tem a opção de financiar através do banco da própria montadora, que é o Banco Honda, além de outras instituições parceiras”, disse.
NACIONAL
No Brasil, os veículos financiados somaram 564.515 unidades em setembro, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, apresentando alta de 9,8% frente ao mês anterior e de 5,4% em relação a setembro de 2013. Desse total, 275.257 foram de veículos novos e 289.258 foram de usados. No total, entre automóveis, motos e veículos pesados, foram financiados 102.982 veículos em setembro na região Nordeste, alta de 10% em relação a agosto e de 7,7% na comparação o mesmo mês com 2013. No acumulado de 2014, foram financiados 854.260 veículos novos ou usados, uma queda de 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
O levantamento é da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas. Ainda de acordo com o levantamento, as motos têm uma participação significativa nos financiamentos de veículos no Nordeste, correspondendo a 34% de todas as vendas a prazo. O percentual verificado é maior do que nas demais regiões do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário