Coluna do blog



Carne a gato? Neeemmm!
Terminou tudo. Em muita coisa não dá pra passar a borracha, não. Se ficou alguma coisa positiva nas campanhas, não há qualquer dúvida. Ficamos sabendo só um tico a mais de personalidades de muita gente. As propostas eram iguais, chavões baseados naquilo que o povo fica falando feito besta, tipo saúde, educação, segurança. Se pelo menos levassem a sério o que fizeram os tigres que mudaram os rumos de suas vidas com educação, educação e educação. Ainda vá lá. Mas não, nem Pitigrili no Sexo dos Anjos chegaram a ler. Como diz um cearense que orgulhou a gente quando no Congresso Nacional : “Temos que investir em pesquisas tecnológicas,bio e nano,universidades de ponta, talentos, inovação, manter e segurar o povo  com migalhas tem que ser em um curto espaço de tempo. Pensar um Brasil de vinte trinta anos na frente”. A fala é de Luiz Girão. Pois bem; fiquei quieto lendo, vendo, ouvindo. Toda a campanha, alguns disputando na dentada votos no Nordeste, não se ouviu um vagido sobre a recomposição da Sudene. Uma falinha sobre a revitalização do DNOCS. Um nada sobre educação pra tirar de fato o Brasil e o Nordeste da miséria cultural. Cadê que por aqui se falou em defesa da irrigação como ponto de geração de trabalho? Afora um ou outro, o que se viu, e ouviu, foi o discurso vazio, muitas vezes mentiroso, repetitivo, chato, deselegante, - o que prova que precisamos mesmo é de educação, educação, educação -, quase sempre analfabeto, sem criatividade nem respeito à gramática. De nóis vai até a gente fomos. E não era pro povo entender, não. Era coisa de neguim que nunca foi lá muito amigo das regras gramaticais, não. Mesóclise a la Jânio? Tá doido! Falar-se-ia jamais nos discursos mais elaborados, porque os de palanque quase sempre foram desastrosos. Não sei porque tanta raiva de S nos finais dos plurais. E, como acabou ouso então falar aos que o povo fez responsáveis pelos próximos quatro anos: não cuidem só de cumprir suas promessas, mas de exercitar seus mandatos investindo em seus próprios estudos, quem sabe assim se tiverem novos desafios eleitorais, sair-se-ão melhor. Deus os abençoe. 

A frase: “Você é a luz. Você nasceu para brilhar”. Seicho No Ie.


Conheça (Nota da foto)
Esta senhora aí é a vice-governadora eleita do Ceará. A senhora Izolda Cela é sobralense, da Praça João Pessoa e educadora. Esta senhora sabe ler e escrever. E nunca mais vai dar carão neste repórter por dizer que o nome dela é governamentavel.

Os números
O Sr. Camilo Santana foi eleito governador do Ceará, no segundo turno, depois de ganhar o primeiro. Recebeu 2.417.668 votos. O Sr. Eunício Oliveira, adversário dele, teve 303.728 votos a menos.

Comissão do bem
Aprovada a criação da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Fortaleza, com referendo  para esta terça-feira, 28, em sua redação final. Antes, a área da Cultura integrava a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara.

O porco
De 1º. A 3 de julho do ano que vem, Fortaleza vai ser sede de Seminário Nacional da Suinocultura. O evento vai pro Cumbuco, no Hotel Vila Galé da Caucaia. Já tem criador de porco do Brasil inteiro.

Da fala de Brígido
O desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Luiz Gerardo de Pontes Brígido, um bom caráter, na aclamação da presidente do TJ que tomará posse em janeiro de 2015,Iracema do Vale:“...mostra um Tribunal que trilha um caminho unido”.

Vencedor
O senhor Eunício Oliveira não pode(nem deve) baixar a cabeça como perdedor nesta campanha. Tudo bem, não se elegeu, mas elegeu o senador que não correspondeu no segundo turno. Perdeu com Aécio, pra Dilma: 76,75 contra 23,25% e não ajudou o 15.

Bumba-meu-boi
Botaram o boi pra dançar mas escolheram o terreiro errado e os brincantes, Ema, a Burrinha, a Cobra, o Sapo, o Pinica-Pau e o Boi,  o Cazuza, os Caretas, eram tudo de faz de conta. Pai Vovô Pompeu Ferreira da Ponte, marido de Mãe Vovó Petronilha, A Racista,  quando contratava o boi pra dançar no terreiro lá de casa, na Praça João Pessoa, sabia quem melhor tirava versos e estendia o lenço pra gorjeta.
Cinquentenário
A Mudanças Confiança, criação do saudoso e sempre presente Otacílio Correia, abriu ontem as comemorações dos 50 anos de sua fundação. Até 27 de outubro do ano que vem vai ter festa que baús e caminhões não carregam.

Segundo turno
No Uruguay. Tabaré Vasquez, ex-presidente e aliado de Pepe, ganhou o primeiro turno das eleições presidenciais na casa do vizinho. Luiz Lacalle Pou, de oposição, teve 30% dos votos contra 47% de Tabaré. O segundo turno será no dia 30 de novembro. Disputa grande porque a terceira via, filho do ex-ditador Juan Maria Bordaberry, ameaça se unir a Pou com os 13% de votos obtidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário