Auditoria nas urnas

Sorteio das urnas que foram auditadas no 1º turno
 
TRE fará sorteio das seções para auditoria das urnas eletrônicas no 2º turno
 

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizará o sorteio das seções eleitorais, neste sábado, 25/10, às 9 horas, na Sala de Sessões, para a auditoria das urnas eletrônicas no domingo (26/10), dia da eleição, no 2º turno.  O sorteio das urnas será conduzido  pela juíza auxiliar da Presidência do TRE, Roberta Ponte Marques Maia, que preside a Comissão de Votação Paralela, na presença de representantes dos partidos, coligações e de diversas entidades.
 
Serão sorteadas três seções eleitorais (duas do interior e uma da capital), de zonas diferentes. As urnas eletrônicas dessas seções serão trazidas para o TRE para serem auditadas durante o funcionamento da Votação Paralela, no domingo (26/10), das 8h às 17 horas, no auditório do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema.
 
Na Votação Paralela, os votos assinalados na cédula de votação e, posteriormente depositados em urna de lona, também são digitados nas urnas eletrônicas. Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.
 
A presidente da Comissão de Votação Paralela, juíza Roberta Ponte, afirma ser “fundamental que todos, partidos políticos e entidades da sociedade, fiscalizem os trabalhos de auditoria para que as eleições tornem-se ainda mais transparentes e o cidadão tenha a certeza da segurança da urna eletrônica”.
 
Além da juíza Roberta Ponte, a comissão é composta pelos servidores Zemilson Batista de Medeiros, representante da Secretaria de Tecnologia da Informação; Ana Lilian Bastos Santana da Cunha, da Secretária Judiciária; Gláucia Lima Andrade, da Corregedoria Regional Eleitoral; e Cláudio Emmanuel Medeiros Dantas, da Secretaria de Administração. Os trabalhos da Votação Paralela são acompanhados ainda pelo representante do Ministério Público Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário