Quando pegar seu Onibus preste atenção...


Faixas exclusivas começam a valer hoje
A partir de hoje, as avenidas da Universidade e Carapinima, no bairro Benfica, em Fortaleza, contarão com faixas exclusivas, localizadas à direita das vias, para tráfego de ônibus, topiques e táxis. A medida integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) desenvolvido pela Prefeitura e, conforme o poder público, visa a melhorar a ligação entre o Benfica e o Centro. A estimativa é que os 1,5km de faixa na Av. da Universidade e os 2,9km na Carapinima ajudem a reduzir em até 40% o tempo de viagem de cerca de 300 mil passageiros que trafegam, diariamente, pelas vias.
Na Av. da Universidade, por onde trafegam, em média, por dia 26.600 veículos e circulam 42 linhas de ônibus, a faixa estende-se da Rua Pe. Cícero até a Av. Domingos Olímpio. Conforme a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), no trecho entre a Rua Paulino Nogueira e Juvenal Galeno, serão destinadas duas faixas para os ônibus, em função do maior número de veículos e desejos de paradas.
Já na Av. Carapinima, cujo fluxo médio diário é 31.600 veículos com circulação de 37 linhas de ônibus, a faixa para transporte coletivo irá da Av. Duque de Caxias até a Rua Pe. Francisco Pinto. No trecho entre a Rua Juvenal Galeno e Av. 13 de Maio também serão destinadas duas faixas para os ônibus.
PROCEDIMENTO
Conforme a AMC, assim como já ocorre nas faixas do tipo implantadas nas avenidas Bezerra de Menezes, Dom Luís e Santos Dumont, veículos particulares poderão trafegar pelas áreas exclusivas desde que respeitem as regras de circulação. Os mesmos só poderão adentrar a faixa para realizar conversões à direita ou acesso ao lote, numa distância limite entre 100 e 300 metros em virtude da característica das vias.
As faixas funcionarão nos dias úteis, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre. A fiscalização, a exemplo do que já ocorreu nas vias de que dispõe o sistema, será feita em três etapas: com 30 dias de adaptação, mais 30 dias para educação dos condutores e, somente depois desse período, é que começa a ocorrer a penalização dos condutores que desrespeitarem as regras.
OUTRAS FAIXAS
Atualmente, as faixas exclusivas para transporte coletivo estendem-se por somente 15km de Fortaleza. Com a nova implantação, hoje, serão 19,4km com faixas prioritárias para o transporte coletivo. Conforme anúncio feito pela Prefeitura, em julho desse ano, até julho de 2015, a Capital deverá ter 122km de corredores do tipo. Para isto, além das já citadas, outras 14 (confira na lista) passarão a contar com as faixas exclusivas em toda a sua extensão, ou em parte dela.
A previsão é que, no próximo mês, as faixas sejam implantadas nas avenidas José Bastos e Antônio Sales. Sendo 8,3km na primeira e 3,0km na segunda. Já em outubro, a implantação na Antônio Sales terá continuidade, com mais 1,0km. As avenidas Domingos Olímpio (4,6km) e Godofredo Maciel (7,5km) também receberão o sistema. O cronograma das demais vias que serão contempladas deverá ser divulgado a cada três meses.
14 QUE DEVERÃO TER FAIXAS EXCLUSIVAS
Av. José Bastos
Av. Antônio Sales
Av. Domingos Olímpio
Av. Godofredo Maciel
Av. Osório de Paiva
Av. Presidente Costa e Silva
Av. da Abolição
Av. Washington Soares
Av. Bernardo Manuel
Av. Alberto Craveiro
Av. Raul Barbosa
Av. Leste-Oeste
Av. Engenheiro Santana Jr.
Av. Coronel Matos Dourado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário