Investimentos no interior geram empregos e sonhos de vida melhor


Quatro cidades receberão dez empresas e R$ 14,8 mi
Os municípios de Beberibe, Redenção, Graça e Tianguá receberão, nos próximos meses, investimentos industriais nas áreas de madeira sintética, calçados, lingerie e componentes para calçados, que somam num total de R$ 14,8 milhões. Quando todas as dez empresas estiverem funcionando, representará a geração de 4.550 empregos diretos. O Governo do Estado do Ceará entra, como contrapartida, com o incentivo fiscal de até 75% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) num período que varia de 10 a 15 anos, renováveis por igual período.
Uma parte desses investimentos diz respeito à expansão de fábricas já existentes em Frecheirinha e Tianguá, na região da Ibiapaba, como é o caso da Global Embalagem e Hardy Lingerie (Frecheirinha) que expandem suas unidades em Tianguá e no município de Graça, respectivamente, onde serão gerados 300 empregos diretos. Somente no setor de lingerie, em Tianguá, haverá um impacto de 1,5 mil empregos.
De acordo com Flávio Carneiro Neto, presidente da Agência de Desenvolvimento dos Municípios (ADM) o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) entra com o treinamento da mão-de-obra via STDS (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social).
CALÇADISTA
Quem tem muito a comemorar é o município de Beberibe, Litoral leste do Ceará. O grupo de Santa Catarina Alan Zatz Ltda chega à cidade para implantar a fábrica de calçados e gerar dois mil empregos diretos. Em Redenção, um grupo português no segmento de madeira sintética se estabelece no Distrito de Antônio Diogo gerando 150 empregos diretos.
As empresas estarão distribuídas entre os distritos I e II, a primeira próxima da Ceasa e a outra às margens da BR-222, ambas ocupando uma área de 415 hectares. Todo o trabalho de captação de investidores nacionais e internacionais envolve a articulação do presidente da ADM Flávio Carneiro e do deputado federal Antônio Balhmann, um especialista na área de investimentos de grande porte nacionais, europeus e asiáticos.
O formato de negócio, os distritos e as áreas onde as empresas irão se estabelecer, segue o mesmo padrão em todos os municípios. As prefeituras doam o terreno para a Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará), que através de contrato formaliza a construção dos galpões, ficando o município responsável pelos projetos de fornecimento de infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário