Em defesa da escola superior em Iguatu

Manifestação em prol da melhoria do ensino superior leva cerca de 10 mil pessoas às ruas de Iguatu


Jovens estudantes, representantes de classes, educadores e representantes políticos, foram as ruas de Iguatu, na manhã deste sábado, 24, numa grande caminhada, para cobrar por parte dos governos estadual e federal, melhorias no ensino superior da região Centro Sul. Dentre os pontos reivindicados está a implantação de um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma Faculdade de Medicina, ampliação dos cursos da UECE e da URCA e conclusão das obras da Cidade Universitária.
A concentração do evento aconteceu na Praça da Matriz, às 8h, e percorreu várias ruas do centro da cidade, finalizando na CE-060, no bairro Alto do Jucá, com discurso das autoridades. Cerca de 10 mil pessoas participaram da manifestação.

Participaram do evento, os prefeitos de Iguatu, Piquet Carneiro, Orós, Icó, Irapuan Pinheiro, Saboeiro, Acopiara, Solonópole e Cariús, além da presença do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) e dezenas de vereadores e lideranças políticas de várias regiões do interior do estado.
Liderado pelo líder político e ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto, o manifesto pede mais atenção das autoridades por melhores investimentos na região Centro Sul. No início deste ano, a população saiu às ruas em ato de protesto pela perda de cursos de medicina que seriam instalados na cidade. A prefeitura acusou o MEC de manobra de última hora no edital que regia a habilitação dos cursos nos municípios, fazendo com que Iguatu perdesse a faculdade para a cidade do Crato.
O ex-prefeito Agenor Neto disse que é inadmissível que em pleno século 21, as pessoas ainda tenham que se deslocar para os grandes centros para cursarem um ensino superior de qualidade. Ele ressalta que, a partir desse movimento, será criada uma comissão itinerante de avaliação, que envolverá as lideranças políticas de toda a região Centro Sul em prol dos objetivos propostos, que é a criação de uma faculdade de medicina, um campus da UFC, além da conclusão da Cidade Universitária. "O evento superou as expectativas, e a partir de agora iremos trabalhar com mais intensidade, e para isso vamos contar com o apoio de vários prefeitos e lideranças políticas da Região Centro Sul, Vale do Salgado, Sertão Central e Cariri", disse Agenor Neto. 
O prefeito Aderilo Alcântara disse que o movimento superou as expectativas, e que essa é uma forma de mostrar para o país da necessidade de mais investimentos na educação de nível superior em Iguatu e na região Centro Sul. "Temos que mostrar para o Ceará e para o Brasil que a nossa região precisa avançar na ampliação do ensino superior, dando oportunidade a milhares de jovens de cursarem uma faculdade de medicina próximo de suas casas", disse o prefeito Aderilo Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário