Com o frezado pronto...




 Anac autoriza Aeroporto de Aracati a receber voos comerciais

O Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, no Litoral Leste, recebeu nesta quarta-feira (28), regulamentação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), para operação de voos comerciais. Nos últimos meses, a pista recebeu frisagem da pista, para aumentar o atrito durante pousos e decolagens, a última exigência da agência para liberar o uso comercial do equipamento.

“Esta autorização é uma vitória para o Governo do Estado e reconhece todo o esforço que fizemos para cumprir todas as exigências técnicas para operar o aeroporto em perfeito estado. A partir de agora, é retomar a construção de parcerias para trazer voos regulares”, afirma o secretário do Turismo, Bismarck Maia.

Concluído em agosto de 2012, o aeroporto foi projetado para receber aviões de grande porte - Boeing 737, por exemplo - e recebeu investimentos de R$ 36 milhões, oriundos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado.

Até o próximo semestre, serão concluídas as obras do hangar que vai abrigar o Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da companhia aérea TAM. Quando em funcionamento pleno, o centro vai empregar diretamente cerca de 150 pessoas.

Especificações técnicas
A pista de pouso tem 1,8 mil metros por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário