Governador Cid Gomes se reúne com representantes dos BRICS





No mês de julho, a VI Conferência de Cúpula dos BRICS acontecerá no Centro de Eventos do Ceará. Os países que compõem o bloco são: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

        O Centro de Eventos do Ceará (CEC) vai sediar, no próximo mês de julho, a VI Conferência de Cúpula do BRICS. Nesta terça-feira (29), o governador Cid Gomes recebeu no Palácio da Abolição, os representantes de cada um dos países do Bloco: embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima (Brasil); embaixador Sergey Akopov (Rússia); embaixador Ashok Tomar (Índia); embaixador Li Jinzhang (China) e embaixador Mphakama Nyangweni Mbete (África do Sul). Eles vieram ao Ceará para acompanhar os preparativos da reunião e participar do seminário preparatório do evento, que aconteceu nesta terça-feira (29), na Universidade de Fortaleza (Unifor). 

        Os cinco países que integram o BRICS consolidam-se como atores internacionais de crescente relevo, tanto no plano político como na área econômico-financeira. Além de definirem mais de 30 áreas de cooperação entre si, os BRICS coordenam atualmente suas posições nas Nações Unidas, no G-20, no Banco Mundial e no FMI, aumentando, em função disso, a sua importância nesses foros. Todos os países do BRICS sediaram pelo menos uma Cúpula. Os encontros precedentes foram realizados em Ecaterimburgo, Rússia (2009); Brasília (2010); Sanya, China (2011); Nova Délhi, Índia (2012) e Durban, África do Sul (2013). E, em 2014, será em Fortaleza.

BRICS

        A ideia do BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário