Conhecí dois santos, quando vivos e ao vivo


30 mil fiéis celebram canonização dos papas
ROCHANA LYVIAN
rochana@oestadoce.com.br
A canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, que, ontem, receberam o status de santos por meio da celebração realizada pelo papa emérito Bento XVI e pelo papa Francisco, na praça de São Pedro, no Vaticano, foi comemorada, em Fortaleza, na VII Festa da Misericórdia, realizada pela Comunidade  Shalom, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), localizado no Bairro Castelão. O evento reuniu cerca de 30 mil fiéis. Os religiosos rezaram e festejaram o dia, na presença das relíquias de primeiro grau do, agora santo, João Paulo II e da santa Faustina, responsável por difundir a Festa da Misericórdia na Igreja Católica.
FESTA DA MISERICÓRDIA
O padre Antônio Furtado ressalta que o Dia da Misericórdia é um dia especial para a igreja católica, onde se busca reforçar a crença na “misericórdia do Senhor”, além de aproximar os fiéis de Deus. Ele explica que a reverência surgiu a partir da experiência mística da santa polonesa Faustina Kowalska, canonizada por João Paulo II, em 2000. De acordo com ele, nos últimos 10 anos de sua vida, Faustina passou a receber, por meio de aparições de Jesus, instruções para iniciar a veneração à sua misericórdia. “Jesus apareceu para ela e pediu algumas coisas, como a reza do terço da divina misericórdia, a hora da misericórdia, além de uma novena que se inicia na sexta-feira santa e vai até o sábado que antecede a festa, além da confecção de um quadro com a imagem de Jesus abençoando as pessoas e com a inscrição, “Jesus eu confio em vós”, explicou.
Para ele, a festa institucionalizada em 2000, pelo então papa João Paulo II, este ano, foi comemorada dotada de significados. Ele ressaltou que João Paulo II morreu na véspera da festa, em 2005, e teve sua beatificação, em 2011, e sua canonização, ontem, também no mesmo dia do festejo, celebrado pela Igreja Católica, sempre no segundo domingo de Páscoa.
Para a ministra da eucaristia, Marília Bastos, 29 anos, a celebração da Festa da Misericórdia é um grande dia de alegria para os católicos. “Para nós que fazemos parte da Igreja, esse dia, logo após a Páscoa, não nos deixa esquecer de que a misericórdia de Deus está acima de nossos pecados e limitações”, disse, dando conta de que, a canonização dos dois papas é principalmente para os jovens, motivo de alegria, pelo fato de muitos terem acompanhado a vida de João Paulo II. “É um santo da nossa atualidade, que fez parte da vida de muito dos fiéis; então, hoje, é um dia de muita alegria, porque acompanhamos todo o processo”, ressalvou.
Durante o evento, os fiéis assistiram aos shows dos cantores Paulo José e Naldo, Suely Façanha, indicada ao Troféu Louvemos, maior premiação da música católica no País.  Na ocasião, o padre Antônio Furtado, ministrou o tradicional Terço da Divina Misericórdia e da a missa em favor dos enfermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário