Tasso vira reserva de Eunício pra forçar Cid a decidir por ele


Eunício já pensa em aliança com Tasso
   Em meio àws especulações sobre a aproximação e a possível aliança eleitoral entre o PMDB e o PSDB no Ceará, como alternativa para o rompimento da aliança com o governador Cid Gomes (Pros), o senador Eunício Oliveira confirmou que teve um encontro com o ex-governador Tasso Jereissati. Os dois jantaram juntos, em São Paulo, mas, segundo o peemedebista, as tratativas não resultaram em um acordo para a eleição de 2014.
   Nos bastidores, o encontro vem sendo interpretado como aproximação do ninho tucano, inclusive com a avaliação de um cenário que coloca Eunício como candidato ao Governo do Ceará e o apoio dele à eleição de Tasso na disputa pelo Senado, caso haja rompimento da atual aliança.
  Eunício afirmou que o desejo é manter a aliança, mas, caso não haja a possibilidade de entendimento, disse não ter dificuldade em dialogar com outras lideranças. O senador afirmou, ainda, esperar as conversas partidárias para que “todos os aspectos” sejam discutidos.
“O objetivo principal do PMDB é apoiar a presidente Dilma Rousseff. No Ceará, o PMDB tentará manter a aliança. Se não for possível, o PMDB é democrático e não faço política com picuinhas. Não faz parte do meu estilo”, salientou o senador, destacando que a legenda não tem problema de relacionamento com outros partidos. Segundo ele,  as articulações não modificam seus posicionamentos políticos, reafirmando seu apoio, em nível nacional, à Dilma Rousseff.
  Seriam justamente os atritos dentro da gigantesca coalização de apoio à presidente Dilma Rousseff (PT) que estariam forçando a aproximação entre Tasso e Eunício, segundo reportagem publicada na revista Veja desta semana. O peemedebista, porém, negou o fato, embora confirme uma ofensiva de partidos de oposição pelo apoio do PMDB.
“Não tem compromisso. Encontrei com Aécio e Tasso num jantar em São Paulo, mas nada formalmente. Não teve conversa. Essa foi à única vez que encontrei com ele após as eleições. E lá foi informal”, disse ele, acrescentando tanto o senador Aécio Neves quanto o governador Eduardo Campos tem cortejado a cúpula nacional do PMDB, mas sem nenhum compromisso firmado.
ARTICULAÇÃO NACIONAL
Do suposto entendimento, o deputado Raimundo Gomes de Matos, também vice-presidente do PSDB, disse que a possibilidade de aliança entre Tasso e Eunício existe devido à desobrigação da verticalização, onde as alianças estaduais, muitas delas, não vão acompanhar a composição nacional. Ele, porém, não confirmou a existência de conversas em  nível estadual entre as siglas. Segundo apontou, a articulação “vem de cima” já que os diálogos estão sendo travados, em nível nacional, entre os partidos. Gomes de Matos disse que, “sem dúvida, PMDB e PSDB podem marchar junto no Ceará”, ressaltando que, no Rio de Janeiro, as alianças se firmaram diferente das articulações nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário