Ensinando a pescar. O peixe, já era.


Programa vai atender 30 mil em Fortaleza
Na manhã de ontem, foi lançado o Programa de Empreendedorismo Sustentável (PES), na sede da Regional V, localizado no bairro Siqueira. Realizado por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), o programa promoverá apoio aos micro e pequenos empreendimentos nos eixos de crédito, capacitação e comercialização ao longo de três anos, com perspectiva de beneficiar até 30 mil pessoas, através da parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), e Sebrae-CE.
O programa trabalha com quatro eixos: formalização, crédito, capacitação e incentivo à comercialização. De acordo com o titular da SDE, Robinson de Castro, a formalização dos microempreendedores garante benefícios como aposentadoria por idade e invalidez, auxílio-doença e salário-maternidade, “além da proteção que se tem quando se formaliza, com  a possibilidade de emitir notas fiscais”. Nesse sentido de formalização, a intenção é fazer com que esses empreendedores formalizados venham, no futuro, a contratar empregados com carteira assinada.
O segundo eixo trata do acesso ao crédito, juntamente os bancos parceiros do projeto. “A gente conseguiu fazer um programa integrando esse três grandes bancos para a concessão de microcrédito, e, assim, ter uma oferta e capilaridade maiores. O crédito concedido terá taxas de juros baixas (5% ao ano) e carência, com limite de até R$ 15 mil”, destaca o secretário.
CAPACITAÇÃO
O Sebrae-CE atuará nas áreas de capacitação (inteligência de negócios) e apoio à comercialização, por meio de espaço para vendas de produtos dos beneficiários do Programa. Serão realizadas palestras gerenciais, oficinas, consultorias, orientações, capacitações, salões de artesanato, mostras de economia criativa, , missões técnicas e rodadas de negócios. “Não adianta saber fazer o seu produto ou prestar seu serviço. É preciso administrar, minimamente, o seu negócio, para ter sobrevida e sustentabilidade. E, para isso, contamos com a parceria forte do Sebrae nesse processo”, justificou Castro.
Outro destaque do PES é a atenção voltada para a comercialização. Para dar apoio, está sendo criado um programa de comercialização, chamada de feira de pequenos negócios. “A gente vai ter um calendário de feiras em toda a cidade, nos locais públicos, praças e, inclusive, em empresas privadas para ajudar a escoar a produção do vendedor”, adiantou Robinson. Dentro do programa, segundo ele, está o programa de compras governamentais. “Ele visa a dar oportunidade e prioridade para que os micro e pequeno empreendedores possam fornecer produtos e serviços para a Prefeitura e o governo do Estado, movimentando a economia do Ceará e para que consigamos reter, aqui, esses recursos”, enfatiza o secretário.
Além de toda essa estrutura, será disponibilizada, ainda, uma equipe de técnicos “que estarão dando consultoria e acompanhamento dos negócios para os que estão precisando de apoio, aconselhamento ou direção, para dar o máximo de sustentabilidade”, salientou Castro. Estiveram presentes, na solenidade, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Robinson Passos de Castro e Silva; o superintendente estadual do BNB, João Robério Pereira de Messias; o gerente de mercado do Banco do Brasil, Paulo Sucupira; o gerente regional da Caixa Econômica Federal, George Killian Pereira Gress; o superintendente do Sebrae-CE, Carlos Cruz; além dos micro e pequenos empreendedores e demais autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário