BBB


Capital terá mais 100 câmeras de vigilância
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentou, ontem, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado na sede do órgão, no bairro São Gerardo, em Fortaleza. Do local, serão coordenados os trabalhos de segurança e mobilidade urbana, na Capital, durante a Copa do Mundo. Diante da responsabilidade de garantir a segurança do mundial, o equipamento é uma tentativa dos governos federal e estadual, de obter, de forma mais célere, respostas para a solução de possíveis ocorrências. Para auxiliar o monitoramento, a SSPDS licitará mais 100 câmeras de fiscalização, nos moldes das 80 já existentes, que serão espalhadas na cidade. 
O CICCR interligará uma rede de comunicação de segurança, com informações advindas das câmeras, viaturas e helicópteros da Polícia Militar. Para expandir o monitoramento, além da licitação dos 100 novos equipamentos, será implantando um novo sistema de rádio. Outra novidade que o titular da SSPDS, Servilho Paiva, destacou é que, no Centro, também funcionará a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), onde a população poderá denunciar infrações. Além destes equipamentos, Servilho assegurou que, até em julho, 1.500 novos policiais estarão nas ruas, sendo 1.100 militares e 400 civis. “Esses investimentos ficarão como legado da Copa”, frisou.
O Centro Regional funcionará atrelado ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, com os Centros Integrados de Comando e Controle Móveis (CICCM), que estarão espalhados em pontos estratégicos de Fortaleza, e em conjunto com o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), no Estádio Castelão.
MANIFESTAÇÕES
Com a iminência de protestos, o secretário afirmou que várias equipes estão sendo preparadas para o controle de eventuais distúrbios. “Durante o evento, estarão reunidos no Centro, o superintende da Polícia Federal, representantes do Ministério Público, o Poder Judiciário, as Forças Armadas, além de outros órgãos. Dados estão sendo coletados, para que tenhamos as informações para poder fazer um bom diálogo”, garantiu, pontuando ainda que para a operação ser efetuada com sucesso, sistemáticas reuniões estão sendo realizadas.
AÇÕES ANTITERRORISMO
O coronel do Exército e componente do Ministério da Defesa, José Carlos, afirmou que há uma preocupação muito séria, com relação ao terrorismo, e afirmou que também tem uma equipe especializada para atuar contra eventuais problemas, da qual participam todos os órgãos de segurança pública, como o comando de operações especiais do Exército e equipes da PF. “Desde a Copa das Confederações, o grupo vem estudando ações e medidas antiterroristas. Estamos fazendo pequenos ajustes, em decorrência da experiência obtida durante a Copa das Confederações”, salientou.
INVESTIMENTOS
Conforme informações do governo federal, para a área de segurança pública, foi disponibilizado a todo o País, cerca de R$ 1.190.000,00. Cada cidade-sede recebeu, segundo o governo, R$ 80 milhões. Já no que diz respeito ao contingente de profissionais de segurança pública, estima-se que cerca de 100 mil agentes estarão envolvidos no projeto em todo o Brasil. Em Fortaleza, o contingente chegará a 6.500.
ROCHANA LYVIAN
rochana@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário