Deu no josias


Com ‘grande orgulho’, Sarney afirma ter começado todos os programas sociais

Josias de Souza

A rixa recomeça a cada sucessão. Quem fez mais pelo social, o tucanato ou o petismo? O Bolsa Família é um programa original ou uma mera junção de bolsas que já existiam? Esqueça Fernando Henrique Cardoso e Lula. Nessa matéria, ambos não passam de coadjuvantes. Chama-se José Sarney o protagonista.
“Os programas sociais que aí estão significam que a cada dia mais nós vamos em busca da justiça social”, comemora Sarney. “Eu tenho um grande orgulho disso porque esses programas sociais todos começaram no meu governo. [...] Os outros presidentes continuaram.”
Pronto. Está encerrada a controvérsia. Munido de autocritérios, Sarney reescreveu a história. Fez isso no Maranhão (seu território), em entrevista à Rádio Mirante (sua emissora), dirigindo-se à audiência maranhense (sua cúmplice numa carreira política que já dura 50 anos).
Primeiro presidente da República do ciclo pós-ditadura, Sarney (1985-1990) disse que, antes dele, “todo esforço de governo no Brasil era o econômico.” Enfatizou: Falava-se só no econômico.” Até que… “Eu venho e digo: tudo pelo social. E a partir daí, nós passamos a ter o social como uma coisa fundamental.”
A entrevista de Sarney pode ser ouvida aqui. Vale a pena reproduzir um pedaço, tal como foi pronunciado, sem nenhum tipo de edição: “Esses programas todos que tem, quer dizer o…, o programa, quer dizer da… da… da fome, vamos citar ele. Qual foi o significado do programa do leite, que distribuía 8 milhões de litros de leite para todas as crianças do Brasil? O programa de distribuição da cesta básica, que começou naquele tempo, de auxílio alimentar para gestantes e mulheres que amamentavam, também começou naquele tempo.”
Nesse ponto, antes de continuar ouvindo o criador supremo de “todos” os programas sociais, convém abrir um parêntese. Sob Sarney, o Brasil era o país da superinflação. No final de sua gestão, a taxa furou as nuvens. Sarney repassou para Fernando Collor um índice de 84,32% ao mês. Repetindo: mais de 80% ao mês! Hoje, a taxa roda abaixo dos 6% ao ano. O salário subia mensalmente, mas estava sempre um passo atrás da carestia. O sujeito ligava para o açougue, encomendava 250 mil cruzeiros —ou cruzeiros novos, ou cruzados, a moeda mudava muito de nome nessa época!— de alcatra e pedia que o entregador enfiasse por baixo da porta. Fecha parêntese.
Retome-se a narrativa de Sarney: “A correção mensal do salário nós fizemos também durante o meu governo. Todos falavam que a inflação era alta. Aumentava o preço, mas aumentava o salário também. Então, isso fez com que nós tivéssemos a menor taxa de desemprego da história do Brasil, que era 2,9%. Até hoje não foram alcançadas essas taxas.”
O pai de “todos” os programas sociais engatou uma quinta marcha: “O vale transporte, vale alimentação, tudo isso começou naquele tempo. E, evidentemente, os outros presidentes continuaram. E no governo Lula, então, ele teve uma plenitude muito grande, uma ampliação muito grande.”
Para que ninguém pense que a consciência social de Lula é maior do que a sua, Sarney fez questão de realçar: na gestão do ex-operário, que chegou a chamá-lo de “ladrão” num período em que ainda não conhecia seus verdadeiros aliados, “a situação internacional era outra, a economia do mundo inteiro estava em ascensão. E nós utilizamos essa parte, da participação do Brasil nesse boom mundial que houve na década de 2000, para empregar na área social.”
Governista de primeira hora, Sarney soou otimista quanto a 2014. “Não vejo que nós tenhamos grandes mudanças. Mas também não tem nenhum perigo de nenhum retrocesso. [...] Nós temos a certeza, quase, os números estão aí nas pesquisas, que a presidente Dilma tem uma presença muito vantajosa nas eleições.”
Entrevistador quis saber se o otimismo de Sarney era extensivo ao Maranhão. As precariedades do Estado são conhecidas. Abriga alguns dos municípios mais mal posicionados no IDH, o Índice de Desenvolvimento da ONU (repare). Mas o maranhense Sarney, por visionário, enxerga o que mais ninguém vê: “O Maranhão vai numa fase extraordinária”, confidenciou aos microfones da emissora da família Sarney. “Porque o Maranhão agora, depois da longa preparação da sua infraestura de transportes, de comunicação, de energia, ele agora está na fase de explosão para os investimentos, para a circulação de grandes projetos.”
Como se vê, o Maranhão é o Estado mais fantasticamente maravilhoso que Sarney conhece. Nem a crise no sistema prisional abala a confiança de Sarney. Conforme já noticiado aqui, o pai da governadora Roseana Sarney enxerga no meio do caos que se estabeleceu nas cadeias maranhenses um motivo para celebrar: “Aqui no Maranhão, nós conseguimos que a violência não saísse dos presídios para a rua.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário