A investigação da CGU está chegando a Saboeiro no Ceará


CGU investiga uso indevido de máquinas doadas pelo PAC

A Controladoria-Geral da União (CGU) intensificou a fiscalização do uso das máquinas doadas a cidades por meio do programa PAC 2 Equipamentos. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a fiscalização deve acompanhar de perto o uso das máquinas em 110 municípios.

Um dos casos mais emblemáticos de irregularidade ocorreu em Santa Fé do Araguaia (TO), município amazônico de 7 mil habitantes, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) na faixa de 0,616, abaixo da média nacional.  Segundo ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual,uma motoniveladora que deveria auxiliar a recuperação de estradas vicinais foi utilizada para a melhoria das estradas internas de área de propriedade de um fazendeiro aliado do prefeito Fleuri José Lopes (PSB).


Envolvido em uma série de denúncias, o prefeito foi afastado do cargo em setembro, mas conseguiu na Justiça o direito de retomá-lo neste mês.

Em Inhumas (GO), uma denúncia relata que uma retroescavadeira doada em agosto pelo programa foi utilizada na chácara do sogro de um funcionário da Secretaria da Saúde do município três meses depois. Já na cidade de Guaribas, no Piauí, o ex-prefeito Ercílio Matias de Andrade (PTB) entregou em 2010 a prefeitura para um sobrinho, Claudinê Matias Maia (PTB). Para garantir uma fonte de renda, decidiu retomar o único posto de combustíveis da cidade, que estava sendo gerenciado por um filho e tinha falido. Para reformar o local, usou uma das retroescavadeiras repassadas pelo governo federal ao município.

Procurada, a CGU informou que está acompanhando a execução do programa. De acordo com órgão, os municípios fiscalizados foram selecionados "por amostra probabilística ou relevância" pelas unidades da CGU em 22 Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário