Correio lança selo com imagem da Bica do Ipu

O lançamento será no dia 12 de dezembro, em Ipu e Brasília

O Salto do Ipuçaba, também conhecido como Bica do Ipu, localizado no município cearense de Ipu, será homenageado com a emissão de um selo pela Empresa de Correios e Telégrafos. O lançamento ocorrerá no dia 12 de dezembro com solenidades em Brasília e Ipu.
Para o senador José Pimentel (PT/CE), “a emissão do selo é uma boa oportunidade para incentivar o turismo na região e mostrar a preocupação dos cearenses com a preservação do meio ambiente, no período em que o Brasil sediará eventos importantes como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016”. Pimentel apoiou a população de Ipu na mobilização para que a cachoeira fosse escolhida como imagem de um dos selos dos Correios.
O selo fará parte da série “Relações Diplomáticas: Brasil-Quênia” e terá como tema o meio ambiente. A escolha foi feita pela Comissão Filatélica Nacional dos Correios, que tem o papel de definir as 15 paisagens do Brasil para ilustrar os selos por um período de um ano.
De acordo com o chefe do Departamento de Filatelia e Produtos, Jairton Mendes Cruz, a cachoeira Bica do Ipu, localizada na Chapada do Ibiapina, foi escolhida para representar o meio ambiente do Brasil. Ele destacou que esse é um bioma único do Nordeste, com grande importância para o turismo e para a cultura do estado do Ceará.
A Bica do Ipu é a principal atração do município e fica à 3km da sede da cidade, dentro de uma Área de Preservação Ambiental criada pelo governo federal, em 1999. As águas que formam a cachoeira têm origem no Riacho Ipuçaba. Possui queda d'água de 120 metros, a maior do Nordeste, e uma das mais altas do país. Essa era a cascata onde se banhava a índia Iracema, “a virgem dos lábios de mel”, personagem principal do romance de José de Alencar, traduzido para diversas línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário