Recadastrando no Juazeiro do Norte


 Recadastramento eleitoral do TRE entra na reta final em Juazeiro do Norte

Roberto Bulhões

Em Juazeiro do Norte o trabalho de recadastramento biométrico de eleitores entra na reta final e o atendimento está dentro do previsto. A data limite determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é mesmo o dia 13 de dezembro, às 17:00h. Desde o início dos trabalhos, em março deste ano, o movimento tem sido bem abaixo do esperado, mas, deve ter um crescimento a partir da próxima semana. Até o ultimo dia 20 deste mês Juazeiro do Norte teve 75.495 dos 165.909 eleitores recadastrados.

Do total de eleitores inscritos em Juazeiro e aptos ao voto, 29.814 não compareceram as urnas em 2012 e não justificaram o voto. Para o Tribunal Regional Eleitoral, desses eleitores, alguns já faleceram, outras se mudaram e não deram a mínima para justificar o não comparecimento e uma boa quantidade dever ser de pessoas com dois ou mais títulos e provavelmente muitos que tiraram o título com documentação falsa. O TRE tem plena convicção que  esse “eleitores” jamais irão aparecer para o recadastramento.

AGENDAMENTO

Os eleitores que ainda não se cadastraram em Juazeiro do Norte podem fazer o agendamento para se recadastrar através dos telefones 3511-1559, 3566-1057 e 148. Pela internet no site www.tre-ce.jus.br. Indo pessoalmente e sendo maior de 60 anos, tem prioridade e praticamente não existe fila. Ao solicitar o agendamento, é recomendável que o eleitor tenha em mãos o número de seu título de eleitor, identidade e CPF. O TRE pede aos eleitores que não deixem para se cadastrar na última hora.

O recadastramento continua somente no Cartório Eleitoral, ao lado da Polícia Federal e conta com 31 guichês no atendimento. A média para cada pessoa ser atendida não demora mais que 10 minutos e o eleitor recebe o novo título na hora. A meta prevista de recadastramento estimada pelo TRE para Juazeiro do Norte é de 141.815 eleitores aptos ao voto em 2014. Hoje pela manhã a chefe do Cartório Eleitoral, Patricia Vieira, reuniu a imprensa pedindo apoio para divulgar mais  o recadastramento. ela assegurou que não haverá prorrogação de forma alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário