Esses cars sindicalistas tão pensando que sou maluco

BOLETIM ONsandoque maucosou LINE AMC N° 246
29 de Agosto de 2013


NOTA OFICIAL: ESCLARECIMENTO SOBRE A MANIFESTAÇÃO EM FRENTE À ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA
O presidente do Sindicato dos Médicos do Estado Ceará (SIMEC), José Maria Pontes, esclarece que as vaias na manifestação desta última segunda-feira (26), na Escola de Saúde Pública, não eram para médicos cubanos, o protesto não foi contra a vinda de médicos estrangeiros, mas a favor da aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).

 “Nós vaiamos quem estava com eles. Eles não têm culpa, só que não dava para não misturar, pois estavam todos juntos. Fomos sim, de maneira pacífica (sem violência) e democrática, fazer um protesto contra a vinda de médicos do exterior sem o Revalida e com sinais de trabalho escravo.

Durante as manifestações dos médicos, enquanto os profissionais estrangeiros e os gestores se encontravam dentro da Escola de Saúde Publica, nós colocamos pelo microfone várias vezes que não iríamos aceitar trabalho escravo de nossos colegas cubanos: sem direitos trabalhistas, sem poder casar-se com brasileiro(a)s, sem poder trazer a família, entre outros. Falamos, várias vezes, que não aceitaríamos este tipo de trabalho para estes médicos do Programa "Mais Médicos", pois isto na nossa opinião é trabalho escravo.

No final, recebi uma ligação do Dr. Arruda, secretário de saúde do Estado, dizendo que o pessoal estava querendo sair, mas estavam com medo dos manifestantes e eu disse para ele que podiam sair, mas que os responsáveis ali presentes iriam levar uma grande vaia, pensávamos que eles iam sair separadamente e para surpresa nossa saíram todos juntos, isto é, gestores e médicos. Formamos um corredor polonês e quando os gestores, acompanhados por médicos, foram vaiados. Durante a manifestação repetimos várias vezes que não aceitaríamos trabalho escravo nem de brasileiros e nem de estrangeiros, e quando foi colocado a palavra de ordem de "escravo", não foi no sentido pejorativo, pois jamais iríamos ter este comportamento, foi sim em não aceitar o trabalho escravo que é o que vai acontecer, caso não exista uma mudança na MP 621. Por uma questão humanitária os médicos do Brasil não aceitarão exploração de nenhum médico em nosso território.
 
Quero reafirmar nosso compromisso com os médicos, com um SUS público e de qualidade e com as leis do nosso País. Vamos continuar lutando contra todo tipo de trabalho escravo e que todos os profissionais formados fora do Brasil que queiram trabalhar entre nós faça uma prova de habilitação para poder atender bem ao nosso povo.

Lamentavelmente, para surpresa nossa, lemos pelos jornais as informações que não correspondiam com o  que aconteceu.



                                                                                                       José Maria Pontes – Presidente do SIMEC

Fonte: Assessoria de Comunicação do SIMEC

AMB ENTRA COM AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA PROTEGER A POPULAÇÃO DE FALSOS MÉDICOS

 
Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), com pedido cautelar, ajuizada nesta sexta-feira (23) no Supremo Tribunal Federal é uma das respostas da Associação Médica Brasileira à decisão do governo brasileiro de importar médicos sem revalidação de diploma.

A ação tem o Conselho Federal de Medicina na qualidade de “amicus curiae” e busca suspender a Medida Provisória 621, o decreto 8.040 e a portaria 1.369 de 8 de julho de 2013, por violação à normas constitucionais. Segundo o advogado da AMB, Carlos Michaelis Jr, os pontos contestados na ADI são os seguintes:

MP oportunista – A AMB entende que a Medida Provisória não apresenta urgência, visto que, entre outras propostas, inclui mudanças nos cursos de medicina que terão efeitos somente a partir de 2021. Trata-se de nítida manobra político-eleitoral, uma vez que se aproveita do clamor público oriundo das ruas para impor uma medida inócua e populista, que não enfrenta os reais problemas do sistema público de saúde.

Ausência de Revalidação – A dispensa de revalidação do diploma de medicina de profissionais graduados no exterior coloca a população em risco. No lugar da revalidação, a MP 621/13 criou uma "declaração de participação" para os inscritos, retirando dos Conselhos de Medicina a competência para avaliar a qualidade do médico intercambista.

Língua portuguesa – A MP 621 falha em garantir que os estrangeiros tenham conhecimentos de língua portuguesa e não especifica a habilitação no conhecimento do idioma, afastando a obrigatoriedade de realização do exame Celp-Bras para comprovação de proficiência na língua portuguesa, como previsto em resolução do Conselho Federal de Medicina.

Duas medicinas – A edição da MP 621 cria dois tipos de medicina: a primeira formada pelos que poderão exercer a profissão livremente em todo o território nacional. A segunda composta pelos médicos intercambistas do Programa Mais Médicos, que terão seu direito ao exercício profissional limitado a determinada região, com qualidade duvidosa para atender a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS), já que não terão seus conhecimentos avaliados. A MP 621 estabelece uma burla à legislação trabalhista, promovendo um regime de escravidão moderno.

A Associação Médica Brasileira não se furtará à luta por uma medicina digna e de qualidade para todos os brasileiros. Além das ações jurídicas e políticas, a AMB promove neste ano o Censo Médico (www.amb.org.br/censo), que visa aprofundar o conhecimento do perfil dos médicos brasileiros, para a formulação de políticas consistentes para a assistência da saúde no Brasil.

Fonte: www.amb.com.br

 
 


"VAMOS ATÉ O FIM", DIZ MINISTRO DE DILMA

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) criticou ontem a reação de entidades médicas ao programa Mais Médicos e afirmou que o governo Dilma Rousseff (PT) vai acompanhar a situação de cada profissional do programa.

"Vamos até o fim. O que nos move é levar médicos onde não existem médicos no nosso país", afirmou na tarde de ontem no aeroporto internacional de Brasília.

 

                                                                 Leia a notícia completa:
Clicando Aqui

  51% DOS BRASILEIROS ESTÃO ACIMA DO PESO, DIZ PESQUISA

 
Mais da metade dos brasileiros está acima do peso, revela pesquisa do Ministério da Saúde. O trabalho, feito em todas as capitais do País e no Distrito Federal, mostra que 51% da população tem sobrepeso. Em 2006, quando o levantamento começou a ser feito, eram 43%. A obesidade também aumentou no período de 11% para 17%. Ao anunciar os números, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a adoção de hábitos mais saudáveis é tarefa de todos. "A hora é agora. Caso algo não seja feito, em dez anos podemos ter números semelhantes aos dos Estados Unidos.

       Leia a notícia completa: Clicando Aqui

 





 XVIII Congresso Brasileiro de Infectologia
Data: 31 de agosto a 4 de setembro de 2013 - Fortaleza - CE
21° Congresso Mundial de Saúde Sexual
Data 21 a 24 de setembro de 2013 - Porto Alegre - RS
Informações: www.2013was.com

XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes
Data: 09 a 12 de outubro de 2013 Florianópolis - SC 
Informações:  www.diabetes2013.com.br ou  (48) 3322-1021

12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica
Data: 09 e 12 de outubro de 2013 Porto Alegre - RS
Informações: 3019-2444

XXVII Outubro Médico
Data: 16 a 19 de Outubro de 2013
Local: Centro de Eventos de Fortaleza
Informações: 3253.1641

XX Congresso Norte Nordeste de Oftalmologia
Data: 27 a 29 de março de 2014
Local: Fortaleza-CE
Informações: (85)88917171 ou sco@sco.med.br 

 
ASSOCIAÇÃO MÉDICA CEARENSE
Av. Dom Luís, 300, sala 1122 - Meireles
Fortaleza-CE
Telefone: (85) 3092.0401/3264.9466

Nenhum comentário:

Postar um comentário