Cientistas internacionais reúnem-se no Ceará para debater a desertificação na América Latina e Caribe


Cientistas e técnicos de várias partes do mundo estão reunidos em Sobral, município da região Norte do Ceará, para avançar no debate sobre os processos e efeitos da desertificação que assola regiões da América Latina e Caribe. A Primeira Conferência Científica para Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (ILACCT) começa hoje e vai até sexta-feira (28 a 30/8), no Centro de Convenções da cidade.
A desertificação é um problema de alcance planetário. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 41% das terras do mundo é considerada seca, e uma em cada cinco pessoas vivem em áreas afetadas pela desertificação. Cerca de 25% das terras da América Latina e Caribe são consideradas áridas e concentram aproximadamente 28% da população.
A Conferência Científica é uma realização da Prefeitura de Sobral e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Para o assessor técnico do CGEE e um dos organizadores do evento, José Roberto Lima, a conferência será um exemplo para os próximos encontros da instância. "Temos pesquisadores vindo da Europa e da África para saber como a ideia pode se disseminar. Estão todos de olho neste evento, porque é a primeira vez que há uma região se organizando cientificamente para produzir conhecimento e apoiar a implementação da convenção", explica.
Criada em 2008, a ILACCT é uma organização estratégica que trabalha no sentido de reconhecer, juntos aos governos e às sociedades dos países latinoamericanos e caribenhos, a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas - UNCCD como autoridade mundial em matéria de conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a desertificação e a degradação das terras e sobre a mitigação dos efeitos da seca. Para isso, a iniciativa busca ativar e melhorar os processos participativos que facilitam as ações em ciência e tecnologia voltadas para a temática na região.
O cenário do Ceará
O Estado do Ceará possui três áreas susceptíveis à desertificação, envolvendo mais de 15 municípios das regiões dos Inhamuns, Jaguaribana e Centro Norte, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em parceria com instituições parceiras, em âmbitos municipais, estadual, nacional e internacional, a Funceme promove e coordena pesquisas, organiza ações e realiza trabalhos buscando identificar com precisão as áreas degradadas e mitigar os efeitos desse desastre natural.
Temáticas apresentadas na Conferência ILACCT
As temáticas apresentadas na Conferência Científica estão divididas em três grandes eixos, a saber:
(1) Estado da desertificação, degradação da terra e seca (DDTS) Metodologias para identificar, cartografar e classificar áreas afetadas; Aplicação de sistemas de informação geográfica e sensores remotos; Processos de degradação; Indicadores e pontos de referência (indicadores aprovados pelo CST); Sistemas de avaliação e monitoramento; Mudanças nos usos dos solos; novas ameaças e resiliência; História, paisagens e patrimônio.
(2) Valoração socioeconômica e cultural dos impactos da DDTS Metodologias quantitativas e qualitativas para a medição; Custos da ação e inação; Impactos econômicos a nível macro e micro; Efeitos dos processos migratórios; Emprego; Análises de produtividade; Instrumentos de políticas e práticas para combater a desertificação; Compensação por serviços ecossistêmicos;
(3) Manejo sustentável da terra (MST) Segurança alimentar; Adaptação à mudança climática; Sistemas de produção, tecnologias apropriadas e conhecimentos tradicionais; Sistemas de restauração; Seca; Estudos e conservação de serviços ecossistêmicos; Lições aprendidas em prevenção e recuperação de terras; Participação das mulheres em Manejo Sustentável da Terra; Manejo e produção de água; Técnicas de convivência nas terras secas.
Serviço
I Conferência Científica da Iniciativa Latinoamerica e Caribenha de Ciência e Tecnologia para a Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação – ILACCT
Data: de 28 a 30 de agosto de 2013Local: Centro de Convenções do Município de Sobral (Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 300)Site: www.ilacct.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário