Turismo religioso e Padre Cicero tiveram espaço na JMV no Rio de Janeiro

Roberto Bulhões                                                                         

Em evento paralelo a Jornada Mundial da Juventude (JMV), realizada na semana que passou, no Rio de Janeiro, aconteceu também o Festival Internacional do Turismo Religioso, patrocinado pelo Ministério do Turismo (MTur) e Governo do Estado do Ceará. A Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte esteve presente, num estande montado para os municípios cearenses. Além de Juazeiro estavam os municípios de Canindé, Barbalha, Juazeiro do Norte, Quixadá e São Benedito. O local recebeu visitas ilustres de religiosos e devotos do mundo todo. O Arcebispo de Aparecida, D. Damasceno, pessoa bastante ligada ao Papa Francisco, visitou o estande de Juazeiro, conversou bastante com a secretaria Marli Bezerra e chegou a afirmar seu interesse em defesa do Padre Cícero e assegurou que quer  participar da missa do Padre Cícero.

A JMV que contou com a presença de milhares de jovens do Brasil e do mundo inteiro, permitiu que  a história do Padre Cícero e da cidade de Juazeiro do Norte tivessem espaço especial no evento. Segundo a secretaria e cultura e romaria, Marli Bezerra, a fé e a devoção ao padre Cícero já ultrapassou as fronteiras brasileiras, tomou conta de corações argentinos, chilenos, uruguaios, paraguaios, mexicanos, americanos, poloneses, australianos, que, ao passarem pela exposição, faziam questão de visitar o estande de Juazeiro do Norte. “Foi um momento de comunhão em que todos os povos estiveram juntos renovando a fé e a espiritualidade, compartilhando sorrisos e vivências, expondo o que de mais marcante existe em seu município e país, no que tange a religiosidade e peregrinação”, afirmou Marli Bezerra, dizendo ainda que todo material que levamos, inclusive as imagens do Padre Cícero vivo, foram distribuídos com as autoridades, algumas delas do vaticano.

TURISMO RELIGIOSO

O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo. No ano passado, motivou a viagem de 1,17 milhão de brasileiros pelo país e trouxe 16,3 mil visitantes estrangeiros, de acordo com o Ministério do Turismo. No mês passado, o Ministério liberou R$ 625 mil para projetos que fortaleçam o Turismo Religioso no Brasil. As cidades contempladas são Nova Trento (SC), Aparecida (SP), Trindade (GO), Santa Cruz (RN) e Bragança (PA). Juazeiro do Norte está elaborando projetos para serem inseridos nos programa do MTur e Marli Bezerra asseguras que a terra do Padre Cícero deve participar das feiras que vão ocorrera ainda este ano Rio Centro, chamado Cidade da Fé, como a ExpoCatólica,  Bote Fé Brasil, e a Expo Vocacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário