Consumidores preferem sábados, quartas e sextas-feiras para compras no supermercado, afirma levantamento do Sincovaga

Sondagem mostra que 64% são contra fechar supermercados aos domingos e feriados
Sábado é o dia da semana preferido pelo público em geral para ir ao supermercado, segundo sondagem realizada por instituto independente para o SINCOVAGA (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de S. Paulo). O levantamento mostrou que 37% dos entrevistados optam pelo sábado para fazer as compras, seguido pela quarta-feira, com 17%, pela sexta-feira, com 16%, e pelo domingo, com 9%.
Foram menos citados a segunda-feira (6%), a terça-feira (3%) e a quinta-feira (1%). Para 2% dos entrevistados, os finais de semana e feriados são os dias ideais, e outros 7% afirmaram não terem dias determinados para as compras.
No total, foram ouvidos 200 consumidores na Capital, entre os dias 10 e 11 de Julho de 2013.
A sondagem também detalhou os hábitos por gênero. Depois do sábado, o dia preferido para compras nos supermercados pelo público feminino é a sexta-feira (17%), seguida pelo domingo e pelas quartas-feiras (empatados com 13%). Já o público masculino considera que, depois do sábado, quartas-feiras (21%) e sextas-feiras (15%) são os melhores dias para compras.
Dias de funcionamento – Perguntados se concordariam que os supermercados fechassem aos domingos e feriados, 64% dos entrevistados afirmaram ser contra, pois é nesses dias que costumam realizar as compras com mais tranquilidade, inclusive fazendo pesquisa de preços. Para 32%, o comércio poderia fechar nesses dias, e 4% não sabiam ou não responderam.
Consultados sobre a abertura aos domingos e feriados, a grande parte (45%) afirmou ser importante que os supermercados funcionem nesses dias (neste caso, para as mulheres é ainda mais relevante: 50% delas acreditam ser importante a abertura de lojas nestes dias). Dos demais entrevistados, 21% acreditam que é essencial abrir apenas aos domingos e 7% só nos feriados. Para apenas 27% dos entrevistados os supermercados não precisam ficar abertos nem aos domingos, nem nos feriados, ou seja, de alguma maneira, mais de 70% da população acredita que seria prejudicada com o fechamento de lojas nos domingos e/ou feriados.
Outra questão levantada foi a de escolher apenas um dia da semana em que os supermercados poderiam fechar, com menor prejuízo às rotinas dos consumidores. O dia mais citado, por 48% dos entrevistados, foi a segunda-feira, seguida pelo domingo (26%).
Metodologia – A sondagem foi realizada pela FFA Consultoria e Pesquisa Econômica entre os dias 10 e 11 de Julho de 2013, com 200 consumidores em São Paulo (Capital).

Nenhum comentário:

Postar um comentário