Helicóptero acidentado em Guaramiranga

Versão do  Jornal O ESTADO(CE)

Empresário ferido em pouso de helicóptero

Um helicóptero particular, que transportava seis pessoas, tombou quando já estava em solo, por volta do meio-dia de ontem, em Guaramiranga, a 102 quilômetros de Fortaleza.
Um dos ocupantes, o empresário José Carlos Pontes, presidente do Grupo Marquise, teve a perna direita amputada à altura do joelho e sofreu fratura exposta no pé esquerdo, conforme informou o chefe da equipe de plantão do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), Gersivan Gomes, para onde a vítima foi encaminhada, inicialmente, quando chegou a Fortaleza, na tarde de ontem.
O subtenente Alexandre, do Corpo de Bombeiros de Guaramiranga, afirmou que José Carlos Pontes foi a única vítima do acidente, que ocorreu quando a aeronave particular tombou à esquerda, durante o pouso no heliponto do Sítio Tibagi, de propriedade do empresário. Segundo o bombeiro, José Carlos foi conduzido ao Hospital de Guaramiranga e, posteriormente, seguiu para a Capital no helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
ATENDIMENTO
No IJF-Centro, conforme informação do médico chefe da equipe de plantão, ele chegou por volta das 14h30min, e foi submetido ao atendimento de urgência, contenção de hemorragia e hidratação.

O empresário permaneceu cerca de 1h20min na unidade e, de lá, foi transportado para o Hospital São Mateus, da rede particular. No fim da tarde, José Carlos foi submetido a uma cirurgia, a fim de realizar a reconstituição de toda a parte de vasos, veias, artérias e tendões, com o objetivo de não comprometer a parte superior da coxa direita, pois a parte inferior teve de ser amputada. Segundo seu irmão, Osmundo Pontes Filho, o empresário ficou em observação na unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Graças a Deus correu tudo bem na cirurgia e ele, agora, ficará em repouso absoluto, por alguns dias, na UTI do São Mateus”, disse.
Através de nota, a assessoria de comunicação do Grupo Marquise esclareceu que, ainda ontem, o empresário seria submetido a uma cirurgia na perna, mas que ele “estava fora de perigo”. Conforme a nota, os demais ocupantes do helicóptero foram prontamente atendidos e passavam bem. Informou, ainda, que a família do empresário “agradece a preocupação de toda a comunidade cearense”.
PERÍCIA
O local onde ocorreu o acidente, é uma reserva ambiental particular, autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O subtenente Alexandre disse que a aeronave deverá permanecer no local até que uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), realize a perícia completa.

Toda a área foi isolada logo após o registro da ocorrência, a fim de se manter as características do local do acidente. Os oficiais do Cenipa recolherão todas as peças do helicóptero, a fim de realizar uma análise detalhada do que poderia ter provocado o tombamento da aeronave, se um defeito mecânico, bem como a possível influência de outros fatores externos ou naturais. O prazo para a conclusão das investigações sobre o acidente é de 60 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário