O lixo do luxo


Voluntários retiram entulhos das dunas

A subida exigiu muito esforço, mas, perto do entusiasmo e da boa vontade do grupo de voluntários, que, em plena tarde de domingo, decidiu limpar as Dunas da Sabiaguaba, em Fortaleza, o entrave inicial foi minimizado. Na ação, protagonizada, ontem, por cerca de 20 integrantes da organização de caráter filosófico e social Nova Acrópole, e outros participantes, inúmeras sacolas de lixo foram retiradas do local.
A iniciativa foi sugerida por uma das alunas da organização e logo, os demais participantes “compraram a ideia” e aderiram à atividade. Antes da Sabiaguaba, o Aterro da Praia de Iracema e Praia da Taíba, haviam sido beneficiados em outras ocasiões. Ontem, na tarde ensolarada, luvas, sacolas e disposição, foram os dispositivos necessários para que cada voluntário colaborasse, mais uma vez, com a missão.
“Fazemos isso porque temos compromisso com os valores da Escola, mas também porque compreendemos que essa é uma responsabilidade coletiva. Preservar o meio ambiente, esse espaço e tudo o que ele significa para a Cidade e para todos nós é um dever”, garantiu um dos integrantes da Nova Acrópole, Luciano Nascimento. Em Fortaleza, a entidade, que possui sede em diversos países, agrega cerca de 150 alunos.

PARTICIPAÇÃO
E BOA VONTADE

Se o percurso era complicado, logo aparecia alguém para ajudar a completar o trajeto. Além daqueles, que já estão envolvidos na entidade, a consciência e a boa vontade de demais voluntários, dinamizou mais ainda o benefício ao ecossistema. “Eu vi na televisão e chamei meus amigos para virem. Nem todos aceitam. Mas trouxe uma amiga e está valendo”, contou a atendente de salão de beleza, Maria Aldenisa, que por volta das 16h30min, já havia recolhido, cerca de três sacolas grandes de lixo.
Para ela, que sempre que pode comparece a ações do tipo, a atividade além de demonstrar cuidado com o meio ambiente, favorece o exercício da cidadania. “Temos que entender que este patrimônio também é nosso. Portanto, não adianta cobrarmos apenas, é preciso agir”, completou.

DESTINO DO LIXO
Dentre os materiais, que infelizmente acumulam-se nas Dunas e prejudicam o ecossistema, latas, garrafas, pedaços de madeira e caixas, foram recolhidos. Conforme o integrante da Nova Acrópole, Rafael Montenegro, os resíduos retirados serão encaminhados à Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, localizada no Parque Santa Rosa. No espaço, os 11 integrantes da Associação ficaram encarregados de reciclar e reutilizar o material coletado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário