Prefeitura de Fortaleza vai buscar parcerias para revitalizar Mercado São Sebastião

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, visitou o Mercado São Sebastião e os estabelecimentos comerciais de venda de pescados localizados no entorno. O prefeito ouviu as demandas dos comerciantes e reafirmou o compromisso de oferecer melhores condições de trabalho para os permissionários e vendedores de pescado. Roberto Cláudio adiantou que levará ao Ministério da Pesca o projeto de revitalização da área de venda de peixes, que comercializa 100 toneladas de pescado por dia.
 “Nós precisamos de apoio da Prefeitura para uma melhor organização do espaço”, disse o presidente da Associação dos Vendedores de Pescado (Avepes), Valdeci Morais. Entre as demandas, também está o bloqueio parcial de ruas próximas ao mercado, bem como ações que possibilitem a higienização e a segurança do local. Outra demanda dos vendedores de pescado é a construção do “Mercado dos Peixes” em um galpão que fica nas proximidades do Mercado do São Sebastião.
O prefeito Roberto Cláudio anunciou que, em conjunto com a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), levará ao Ministério da Pesca o projeto para revitalização do espaço, bem como da construção do novo “Mercado dos Peixes”, que seria destinado ao consumo, comercialização e um atrativo para turistas.
Já no Mercado São Sebastião, permissionários reivindicaram a criação de um polo gastronômico, atrelando ao espaço uma agenda cultural. A família da permissionária Irene Semente trabalha no mercado há mais de 40 anos. Segundo Irene, que também é diretora da Associação que reúne os permissionários, além da comercialização de frutas, verduras e carnes, o Mercado São Sebastião tem potencial para funcionar um polo gastronômico, no espaço que hoje é destinado à praça externa e que não há ocupação nenhuma.
“Vamos buscar financiamento para revitalizar a Praça do Mercado São Sebastião. A ideia é fazer com que cafés, lanchonetes e restaurantes funcionem dia e noite, com lazer e entretenimento”, declarou o presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, que acompanhava o prefeito durante a vista.
Roberto Cláudio conversou ainda com permissionários do Mercado São Sebastião, reafirmando o compromisso de revitalizar o espaço que reúne 35 boxes. O permissionário Francisco Lira comentou sobre a visita do prefeito. “É a primeira vez que vejo um prefeito depois das eleições visitar o Mercado São Sebastião para conversar com os comerciantes. O mercado está precisando de muitas melhorias”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário