Agora vai. Vai?


 Cid e Dilma discutem Refinaria


O governador Cid Gomes (PSB) reúne-se, hoje, às 15 horas, com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na pauta da reunião está a instalação da Refinaria Premium II e investimentos da União no Ceará, como projetos de mobilidade urbana e de infraestrutura. Todas as responsabilidades do Estado para a instalação da refinaria foram seguidas. A refinaria cearense ficará no Complexo Industrial e Portuário do Pecém terá capacidade de processar 300 mil barris de petróleo por dia, abastecendo o mercado com óleo diesel 10 ppm (63,5% da produção), nafta petroquímica (15,3%), querosene de aviação (12,6%), coque (2,8%) e óleo bunker (1,6%). Os produtos terão qualidade premium e atenderão às especificações internacionais.
O governador Cid Gomes movimenta-se, ativa e constantemente, para resolver essa questão da Refinaria. O futuro do empreendimento no Ceará está ameaçado desde que a presidente da Petrobras, Graça Foster, apontou, em entrevista recente, um conjunto de dificuldades a serem enfrentadas neste semestre, algo que, na visão da presidente, poderia impedir a entrada de novos projetos tocados pela estatal em 2013. Entre esses novos projetos, que poderiam ser prejudicados, estão os empreendimentos das refinarias Premium no Ceará e no Maranhão.
Em junho do ano passado, Graças Foster reafirmou, ao governador Cid, a importância da refinaria Premium II para que a Petrobras possa atender o mercado interno de derivados de petróleo. A demanda de combustíveis estimada para 2020 no País é de aproximadamente 3,4 milhões de barris por dia. “Atingir o equilíbrio no balanço entre oferta e demanda de combustíveis no mercado interno é uma busca constante da Companhia, e para isso nós contamos com a construção da Premium II”, disse a presidente na época.

Já Cid disse, a um jornal da Capital, que o início das obras da Refinaria Premium II só depende da Petrobras, e na reunião de hoje com a presidente, o cearense levantará essa questão de fundamental importância econômica para o Estado. “Como a Petrobras não deixa de ser uma empresa que majoritariamente é do governo, que o comando é do governo, eu pedi uma audiência com a presidente Dilma e um dos assuntos - senão o principal assunto da minha agenda com ela - é a refinaria, ver se a gente consegue fazer um cronograma”, disse.
Roberto Cláudio também em Brasília
O prefeito Roberto Cláudio (PSB) também cumpre agenda política em Brasília. Na ocasião, o socialista se reunirá com ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar sobre verbas destinadas a políticas para a área de Saúde no Ceará. Segundo o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), Fortaleza, é o 5a pior entre os 29 maiores municípios brasileiros, no que diz respeito à Saúde Pública.

Entre as proposições do prefeito, está a construção de 11 Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), como a construção de seis policlínicas, dividindo uma em cada regional. Roberto Cláudio deverá contratar médicos para os postos de Saúde, além de reequipar os postos de saúde e distribuir uma unidade em cada bairro da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário