Seca é positiva para a produção de frutas, diz presidente do Instituto Frutal

O empresário Euvaldo Bringel, presidente do Instituto Frutal, avalia que a seca no Ceará é boa para a produção de frutas, porque a cultura é feita com o uso da irrigação e porque o período de sol é muito maior. Ele observa que a produção, este ano, deve ser bem superior às que ocorreram em anos anteriores e isso significa aumento de exportação. Prevê um aumento de nada menos do que 10% na exportação de frutas, fazendo com que os US$ 102 milhões de 2011 se transformem, neste ano, em mais de US$ 110 mi. “Não podemos esconder que a seca favorece os produtores, porque alonga a safra, consideravelmente. Mas isso não merece comemoração, porque complica outras áreas produtivas do Estado”, lamenta.
Bringel lembra que, com a seca, a produção agrícola cai vertiginosamente, porque a irrigação no Ceará ainda é muito pequena, funcionando apenas nos perímetros. Ele observa que a seca deste ano está causando muitos problemas, porque o gado já começa a morrer por falta d’água e mesmo de alimento, uma vez que os pastos estão muito ressecados pelo sol inclemente do sertão. “Com relação aos perímetros irrigados, existem projetos de ampliação, mas precisa, acima de tudo, de manutenção, que não é a oferecida pelos órgãos do governo”, lamentou.
Ele disse que na região do Baixo Acaraú há inúmeras reclamações, porque existem muitas áreas leiloadas para produtores que estão com dificuldades para serem colocadas em funcionamento. Euvaldo Bringel viajou a Brasília para manter contatos junto ao Ministério da Integração Nacional, objetivando ver o que existe em matéria de recursos para melhorias nos perímetros do Tabuleiro de Russas e do Baixo Acaraú. Ele aproveita a oportunidade, nesse e em outros ministérios, para discutir apoio para a realização da Frutal de 2013, que vai acontecer em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário