Cinturão das Águas: Audiência pública acontece nesta quarta-feira (28)




A audiência será às 9 horas, no auditório da SRH, no Cambeba. A obra compreende um sistema de canais para condução de água para 93% do território cearense.

        O Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), realiza nesta quarta-feira (28), às 9 horas, audiência pública para discutir a licitação pública para construção do 1º trecho do Cinturão de Águas do Ceará (CAC). A audiência tem amparo no artigo 39 da Lei Federal Nº 8.666, de 21 de junho de 1993. A discussão acontecerá no auditório da SRH/Seinfra - 1º andar - do edifício-sede da SRH/SEINFRA, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no Cambeba. A documentação relativa à licitação poderá ser obtida através do site da SRH – www.srh.ce.gov.br.

        A primeira etapa do Cinturão terá 155 quilômetros de extensão e deve interligar o município de Jati a Cariús, na região Centro Sul, transpondo águas do Rio São Francisco através de um conjunto de canais e adutoras. O objetivo é levar água a todas as bacias hidrográficas do Ceará e para população mais isolada. O CAC será formado por um canal principal que vai margear a Chapada do Cariri, no sentido leste-oeste, para, em seguida, com direção sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Rio Acaraú. De acordo com a SRH, a previsão é de que a integração disponibilize 45 mil metros cúbios de água por segundo para o Ceará.

        O Cinturão se constitui de um grande sistema gravitário de canais para a condução das águas do São Francisco para a 93% do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do Estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico. Após a conclusão da primeira parte, o Governo do Estado prevê a construção de uma segunda etapa. O investimento total para todo o projeto é de R$ 7 bilhões, dos quais R$ 1,5 bi foi destinado para a primeira fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário